Pânico 6
Algumas franquias passam pelas mãos de diversos roteirista e diretores que imprimem diferentes leituras aos longas, como é o caso de “Halloween” e “Sexta-Feira 13”. Já a franquia “Pânico”, que se iniciou em 1996, com direção de Wes Craven e roteiro de Kevin Williamson, se manteve inalterada ao longo de 4 filmes. Eis que em 2022, sofreu uma repaginada pelas mãos da dupla de diretores Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett, – que contou com Williamson, para criarem o quinto filme da franquia. Apesar de não contar com o criador do universo Pânico, se manteve bastante fiel ao original, prestando homenagens a ele.” Pânico 6”, é a segunda parte da história iniciada em 2022, apesar da trama falar e mostrar o tempo todo seus antecessores, insere novo formato mais humorizado e repleto de reviravoltas o que o distancia bastante do esperado. Além disso, ela primeira vez, ghostface pode ser visto em 3D.
Na trama, as irmãs Sam (Melissa Barrera) e Tara (Jenna Ortega) estão morando em Nova York. Passado um ano do último massacre em Woodsboro, Ghostface aparece para atacar. De certa forma, o filme conta com vários assassinos, mostrando que todos temos algo violento dentro de nós e qualquer um poderia ser Ghostface, diferente de outros assassinos do gênero slasher, que sempre tiveram nome e sobrenome.
Quando foi anunciado que Neve Campbell, que interpreta Sidney, a protagonista da série, não iria participar do longa, o jeito encontrado foi inserir uma nova veterana, interpretada por Hayden Panettiere, a final girl do quarto filme, que aparece como Kirby uma agente do FBI.
A marca desta sexta parte com certeza foram as mil reviravoltas e inovações, como ao invés de uma heroína, as irmãs Sam e Tara dividem o protagonismo em pé de igualdade. Romances, amizade, confiança e família são alguns dos temas levantados nesta história repleta de cenas de humor protagonizadas principalmente por Mindy (Jasmin Savoy Brown), a especialista em slahser que já nos foi apresentada no filme anterior.
Pela primeira vez, o assassino utilizando a máscara de Ghostface não segue as “regras” estipuladas pela franquia desde o primeiro longa. Ele é mais violento, aparece em lugares lotados, mata muito mais pessoas e pega os personagens de surpresa o tempo todo. O que se mantém da essência dos outros filmes da série, são as várias referências a outros títulos de terror e seus criadores, o que sempre um presente para os cinéfilos. “Pânico 6” prende a atenção do espectador e entretém bastante. Deixe a noção de realidade do lado de fora do cinema para aproveitar a experiência ao máximo!