Penny Dreadful: City of Angels

Penny Dreadful” era uma publicação vendida nas ruas de Londres em meados de 1900 que contava histórias de terror por apenas um penny [correspondente a um centavo na moeda inglesa da época]. Apesar do nome e do mesmo criador e diretor, não possuí quase nada em comum com a série de três temporadas “Penny Dredful” [2014] que tinha um viés gótico que interligava personagens clássicos de terror típicos da Hammer como Drácula, Dorian Grey e Frankstein. City of Angels apesar da proposta sobrenatural inicial é muito mais um drama/suspense noir.

A trama se passa em 1937 onde uma dama fatal faz a cabeça de policiais, mexicanos, governantes americanos e alemães para que eles se odeiem entre sí e iniciem uma guerra. Todas as damas fatais são interpretadas por Natalie Dormer [Game of Thrones e The Tudors] que é uma entidade paranormal demoníaca. A série vem propor uma reflexão sobre a xenofobia americana em relação aos mexicanos, ao antissemitismo alemão que deu origem ao holocausto e muitos outros temas importante como homofobia.

 

O protagonista é Tiago [Daniel Zovatto] um filho de imigrantes que vive numa comunidade mexicana e que vira policial. Seu irmão Raul [Adam Rodriguez] é o líder do movimento mexicano que quer defender seu território e para tanto é truculento para com a força policial americana que quer tirá-los de lá. O grande dilema de Tiago que tem alma de herói e quer fazer a coisa certa é estar justamente na linha cruzada. Os mexicanos lhe consideram um traidor e os policiais não o respeitam por ser mexicano, com exceção de seu mentor Lewis, interpretado pelo veterano Nathan Lane [Os Produtores].

Os grandes destaques aqui com certeza são a brilhante atuação de Natalie Dormer que de certa forma interpreta quatro personagens completamente diferentes com diferentes sotaques e a sagacidade do diretor John Logan em colocar temas tão importantes e pontais em uma trama de terror. Quem quer ver algo focado no sobrenatural como a série homônima de 2000 irá se decepcionar pois a única coisa que as duas séries tem em comum é o ator Rory Kinnear no elenco que já foi Frankstein e hoje é um médico alemão.