Jovens Polacas
O cinema Brasileiro está se renovando. Depois de muitos anos, vêm trazendo títulos maravilhosos como é o caso dos internacionalmente reconhecidos “Vida Invisível” e “Bacurau”. Nosso cinema conta muito com colaboração, participação e força de vontade, já que os investimentos normalmente são escassos. Felizmente, em seu segundo longa-metragem, o diretor e roteirista Alex Levy-Heller mostra a que veio. “Jovens Polacas” pode em um primeiro momento não ser bem aceito pelo público por seu ritmo um pouco lento, mas é um maravilhoso filme de arte para ser entendido e consagrado por apreciadores.
Sinopse: “Baseado no livro homônimo de Esther Largman, “Jovens Polacas” traz à tona, de forma lúdica e poética a história de mulheres judias traficadas do leste europeu para a prostituição no Rio de Janeiro no início do século passado. Iludidas com a possibilidade de uma nova vida, foram exploradas como escravas brancas. Ao ser entrevistada pelo jornalista Ricardo (Emilio Orciollo Netto), Mira (Jacqueline Laurence) busca em sua memória detalhes de sua vida e rotina com sua mãe e faz as pazes com o obscuro passado.”
Alex teve o cuidado de manter a relevância histórica intacta e retratar as “polacas” com toda a beleza e melancolia sem fazer uso da brutalidade gráfica, esse conto tão triste vêm embrulhado em arte e poesia. O longa aborda um assunto extremamente sensível que poucos conhecem. Mais um pedaço da nossa história rica e relevante mas que teria ficado esquecido se não houvesse quem a contasse e nós devemos à essas mulheres que suas histórias sejam contadas para que não se repita. Um assunto bem atual, já que até hoje mulheres do mundo todo são vendidas como prostituas.
Os grandes destaques do filme vão para direção de arte (assinada por André Trigligs), já que os cenários e as indumentárias chegam sem falhas; a belíssima fotografia (de Miguel Vassy) que é o que dá o tom artístico do longa, mas principalmente, à brilhante atuação de uma das protagonistas interpretada por Lorena Castanheira. Há na atualidade, poucas atrizes brasileiras em tela de cinema no calibre de Lorena. Sua atuação tanto convence como emociona, cativa e causa o impacto devido à trama.
“Jovens Polacas” é uma obra para ser apreciada e que tem tudo para amadurecer no paladar dos expectadores com o tempo certo.