10 Classicos imperdíveis

 

Todos nós temos alguns filmes clássicos que pretendemos assistir um dia. Porém, com a correria do dia a dia e até mesmo por conta das preferências pessoais acabamos deixando para depois. Nós aqui do Cinematizando elaboramos uma lista dos clássicos fundamentais que você não pode deixar de ver. Tem algum outro título que você considera imprescindível? Então comenta deixando essa dica pra gente:


1 – E o vento levou ( 1939)

Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, quando fortunas e famílias foram destruídas, um cínico aventureiro e uma determinada jovem, que foi duramente atingida pela guerra, se envolvem numa relação de amor e ódio.

Motivo:  Você não pode deixar de conhecer os melindres, chiliques e a coragem da mimada e forte Scarlette O’Hara (Vivien Leigh de “Uma rua chamada pecado”). Neste filme, você irá encontrar as famosas falas: “As God as my witness, I’l never be hungry again”(Com Deus como minha testemunha, jamais passarei fome de novo nessa vida); ou a icônica frase de Clark Gable: “Frankly, my dear, I don’t give a damn” (Francamente minha querida, eu não ligo).


2- Casablanca (1942)

casablanca

Sinopse: Durante a guerra, um exilado americano encontra refúgio na cidade de Casablanca, e passa a dirigir uma casa noturna. Por forças do destino, ele reencontra uma antiga paixão, que agora está casada e precisa de ajuda para fugir dos nazistas.

Motivo:  Uma história sobre amor mal curado e resignação entre Hunprey Bogart e Ingrid Bergman, que tem por cenário, em alguns momentos a belíssima Paris, e em outros, Casablanca tomada por Nazistas. Assista! “Here’s looking at you, kid” (Aqui está olhando para você criança). E não se esqueça “We’ll always have Paris” (Nós sempre teremos Paris).


3- O Poderoso Chefão (1972)

o-poderoso-chefao-historias-e-assassinatos-reais-parte-i-html

Sinopse: A saga conta a história de uma família mafiosa que luta para estabelecer sua supremacia na América depois da Segunda Guerra. Uma tentativa de assassinato deixa Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumirem os negócios.

Motivo: Esta trilogia deve ser vista na integra. Na primeira obra, Dom Corleone é Marlon Brando (Sindicato de Ladrões), porém nas outras é seu filho Michel vivido por Al Paccino (Perfume de Mulher). Além de falas conhecidíssimas como “I’m going to make him an offer he can’t refuse” (Vou fazer a ele uma oferta que não vai poder recusar).Esta produção dirigida por Coppola, tem um personagem que todos supõe ser Frank Sinatra, já que houve boatos de que sua carreira teria sido alavancada pela máfia. Curioso?


 

4- O Bebê de Rosemary (1968)

rosemarys_baby

Sinopse: Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.

Motivo: A partir do dia que este filme foi lançado, música de ninar passou a parecer algo assustador, e o terror ganhou um novo nome, Roman Polanski.


5 – Doutor Jivago (1965):

dr_zhivago

Sinopse: Baseado no romance de Boris Pasternak, Dr. Jivago é um médico e poeta que inicialmente apóia a revolução Russa, mas, aos poucos, se desilude com o socialismo e se divide entre dois amores: a esposa Tania e a bela plebeia Lara.

 

Motivo: Esta emocionante película mostra a triste história de dois amantes separados pela guerra e pelo terrível “general inverno”. Tudo isso embalado pela emblemática música “Tema de Lara” com orquestra e balalaica.


 

6- Bonequinha de Luxo (1961)

breakfestSinopse: Holly Golightly é uma garota de programa que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho e com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

 

Motivo:  Apesar de ser considerado um drama, para mim, esta produção se enquadraria mais no gênero comédia romântica. Não foi o melhor filme em que a talentosíssima Audrey Hepburn atuou, mas foi o que ganhou mais fama. Você precisa assistir, pois será uma diversão leve e agradável para a sua tarde, e além disso, seria ótimo se as pessoas parassem de usar camisas de um filme que nunca assistiram. #ficaadica


7- Psicose (1960):

03-psycho-screenSinopse: Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. Mas o que parece ser uma simples estadia no local se torna em uma verdadeira noite de terror.

 

Motivo: Mais um clichê que provavelmente todo mundo já viu, mas não custa ratificar sua importância. Um dos maiores suspenses de todos os tempos, dirigido pelo gênio Alfred Hitchcock. Pena que hoje em dia é difícil alguém se surpreender com a grande reviravolta deste filme já que o mundo inteiro já teve o spoiler.


 

8 – Pulp Fiction ( 1994)

pulp

Sinopse: Os caminhos de vários criminosos se cruzam nestas três histórias de Quentin Tarantino. Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle.

 

Motivo: “Se você desembarcar hoje em Paris e entrar numa loja do McDonalds, você saberia como pedir um quarteirão com queijo? Não? Então assista “Pulp Fiction” de Quentin Tarantino, descubra e entenda também o porquê deste ser considerado um dos mais importantes filmes da década de 90”. (Bruno Giacobbo)


9 – Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

forrest-gump-largeSinopse: Mesmo com o raciocínio lento, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny.

Motivo:  Este é o mais recente, e talvez também, o menos relevante da lista cinematograficamente falando. Ainda assim, vale você se emocionar com as aventuras de Forest na pele do ator Tom Hanks (Naufrago). E mais uma vez, escutar frases famosas como “Run Forrest, Run” (Corra Forest, Corra) e “My mama always said, ‘Life was like a box of chocolates. You never know what you’re gonna get’.” ( Minha mãe sempre disse, a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que virá).


10 – Tubarão (1975)

jaws

Sinopse: Uma jovem é morta por um tubarão enquanto nadava perto da cidade turística de Amity Island, na Nova Inglaterra. O chefe de polícia, Martin Brody, quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, e assim o trio se envolve numa batalha épica entre homem e natureza.

Motivo: Com apenas o som de duas notas de piano, um monstro  feito de material precário, pois ou recursos de hoje eram inexistentes, e a direção de Steven Spielberg, nasceu o maior vilão marítimo de todos os tempos.

Por Luciana Costa

 

 

 

Um comentário em: “10 Classicos imperdíveis

Deixe uma resposta