Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca
Eu não sabia, mas Shaun, O Carneiro tem uma série de televisão, sendo uma produção alemã-britânica toda em stop motion. Ela também é um spinoff de Wallace e Gromit (esse eu conheço e adoro). Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca (que nome gigante) é uma produção de 2019, mas que foi lançada pela Netflix em abril de 2020 e sem nenhuma expectativa conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação deste ano. Inesperado, porém não surpreendente.
Sinopse: “Um alienígena com poderes estranhos cai perto de Mossy Bottom Farm, e Shaun rapidamente faz um novo amigo. Juntos, eles devem fugir de uma organização perigosa que deseja capturar o visitante intergaláctico.”
Antes de qualquer comentário sobre ele, tenho que falar sobre o stop motion, técnica de animação usada aqui. Só de pensar no trabalho que dá, chega a dar uma preguiça de se quer fazer algo usando essa técnica. O tempo gasto é enorme e fico pensando se existe um retorno satisfatório para quem trabalha nessa área. Tudo muito trabalhoso, mas que é excelente. Mérito total para a produção. Só por isso já merece uma indicação, mas também tem a história.
A história é infantil, de certa forma boba, mas que é altamente atrativa para qualquer um. O longa não possui nenhum diálogo, o máximo que é extraído dele são os sons que faz você entender tudo o que está acontecendo sem nenhuma dificuldade. Só temos que prestar atenção no que está acontecendo. Tudo é muito didático e vai agraciar facilmente as crianças e divertir bastante os adultos que se prestarem a vê-lo, o que acredito que sejam poucos.
Um dos poucos defeitos que encontrei aqui foi, talvez, o ritmo. Mesmo ele tendo uma metragem curta (1h 26m), senti um certo cansaço, muito que provavelmente devido a sua falta de diálogos. Caso você seja uma pessoa com dificuldade de se concentrar, isso provavelmente será um problema e a dispersão pode ser rápida. Isso até pode acontecer, mas se conseguir voltar para ele não terá perdido muita coisa e nem ficará totalmente perdido. Mérito da simplificação da história.
Indico ele para um grupo seleto de pessoas. Logicamente, o público infantil, que acredito ser o primeiro público-alvo; aos pais que verão com seus filhos, pois acredito que eles acabarão se divertindo também; aos amantes de animações, que acredito ser obrigatório vê-lo; e aos amantes de filmes indicados ao Oscar, esse principalmente para ficar ligado e para opinar com propriedade. Se você não se encaixou em nenhum desses grupos, acredito que ele não seja para você.