Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha – 1ª Temporada
Tenho como regra nunca ver uma crítica por aí sem antes escrever a minha. Sempre acho que posso ser induzido a ir para um lado que talvez eu não esteja pendendo de verdade. Mas, acabei lendo manchetes de Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha depreciando a obra e acabei indo vê-la sem vontade. Para minha surpresa, acabei amando mais do que esperava. Também acho que começa devagar, mas acaba em uma crescente muito grande. Não acho que tenha sido a melhor coisa dos últimos tempos, mas tem seu valor e possui uma grande coragem de mudar bastante a origem do herói e mantê-la bem interessante.
Sinopse: “Temos uma nova origem para Peter Parker, apresentando-o como um jovem herói sob a orientação de Norman Osborn, em vez de Tony Stark. Ambientada em uma linha do tempo alternativa do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), a trama explora os primeiros passos de Peter como Homem-Aranha, destacando sua evolução de um estudante comum para um vigilante dedicado. A série adota um estilo visual inspirado nos quadrinhos clássicos de Steve Ditko, enfatizando os primeiros trajes improvisados de Peter e sua jornada de autodescoberta.”
Inicialmente, essa série foi concebida para mostrar a origem do Homem-Aranha feito pelo Tom Holland que está presente no MCU. Mudaram a ideia original e resolveram tratar essa série como um episódio de What If…? em modo mais expandido. Em vez de ser apenas um episódio, porque não uma série. Isso se nota logo em seu início. Acredito que essas mudanças tenham afetado aos fãs mais xiitas do herói e que são incapazes de ver algo novo. Eu amei. Todos já conhecem a origem do personagem. Colocar elementos novos deu um ar de novidade e surpresas muito bem-vindas que deixam tudo mais fresco e que nos desperta uma curiosidade a mais para o que vai vir pela frente.
Estamos no Ano Um do Homem-Aranha. Vemos ele ganhar os poderes e lidar de forma amadora com a bandidagem. A maior surpresa é que dessa vez Norman Osbourn é o seu tutor. Mas como assim? Ele é o maior vilão do herói da história. Essa nova dinâmica é maravilhosa porque mesmo que Norman esteja realmente ajudando o Peter, sempre ficamos esperando a hora em que o vilão irá finalmente se revelar. Ele dá conselhos bem deturpados para nosso herói, mas Peter é a síntese da bondade e perceber isso é um dos grandes pontos altos dessa série.
Outro ponto alto da série animada é o seu traço que remete automaticamente aos quadrinhos dos anos 60 desenhados por Steve Ditko. Achei tudo de uma beleza tão ímpar que me criou uma nostalgia enorme a ponto de lembrar minha infância comprando quadrinhos do Homem-Aranha na banca de jornal. Um tempo que passou e que nunca irá voltar. Essa animação traz muito essa inocência perdida ao mesmo tempo em que sua linguagem é atual com conflitos internos bem interessantes. A garotada nova irá se identificar com o herói e acredito que vá seguir seus pensamentos morais.
A 1ª temporada de Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha não é perfeita. Começa bem morna e vai melhorando com o passar dos episódios. Elementos clássicos vão aparecendo aos poucos ao mesmo tempo que as novidades também se encaixam muito bem. Muitas pontas soltas foram deixadas abertas para a 2ª temporada e a dinâmica formada já nos faz esperar que Peter Parker vai ter que ralar muito pela frente para continuar salvando a cidade e ser o grande Amigão da Vizinhança.