Pets em Ação
Só quem tem um bichinho de estimação em casa sabe o quanto eles não são meros bichos, e sim mais um membro da família. Muito melhores do que muita gente por aí. Pets em Ação! é uma aventura que mostra um pouco desse grande valor que essas fofuras possuem dentro do núcleo familiar. Embora nessa história em alguns momentos os adultos pareçam não estar tão preocupados quanto as crianças e o descaso que a companhia trata o sumiço dos pets é inacreditável. Tenho que manter a calma, pois levei algumas coisas a sério demais.
Sinopse: “Gracie e Pedro não poderiam ser mais diferentes! Ela é uma cachorrinha de raça que acredita ser a melhor de todas, enquanto ele é um gato adotado que se contenta com aventuras nas ruas e até jantar do lixo. Apesar de serem da mesma família, eles não se suportam e vivem discutindo por qualquer coisinha. Durante uma mudança de casa em família, eles acabam se perdendo no aeroporto e, agora, Gracie e Pedro precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar o caminho de volta para casa e para a família que tanto amam.”
Não posso negar que esse filme seja bem intencionado, porém, ele é fraco demais em vários aspectos. A técnica da animação remete há 20 anos quando muitas séries animadas usavam exatamente esse modo para contar histórias. Algo um pouco datado para os dias de hoje. Além disso, o roteiro também é fraco nos dando resoluções fracas e nos dando situações beirando o absurdo até mesmo para uma animação. Podem argumentar que esse é um produto para as crianças. Concordo muito, mas já vi materiais infantis muito superiores a essa obra que vos falo.
O seu lançamento direto nos cinemas me cheira até o exagero. Se fosse lançado direto em qualquer streaming, o sucesso poderia ser mais garantido. Posso estar completamente enganado, mas o fracasso no cinema me parece inevitável. Ainda mais com títulos bem superiores e mais chamativos do que esse. O jeito como falo faz parecer que é um desastre total. Parece, mas não é. Tem seus problemas, mas ele ainda pode divertir aquela pessoa que busque por algo leve e despretensioso, e lógico, agradará as crianças de forma mais natural.
Por ser um longa animado bem infantil, algumas lições de moral nos são apresentadas. A principal é que a família por mais que seja distante ou que você não se dê bem, ainda é família. A união do amor entre eles vai prevalecer acima de tudo no final. Para uma criança essa é uma lição primordial e formadora de caráter. Além dela, temos outras lições que poderão levar para a vida, como exemplo posso mencionar a honestidade. Os ratos que ajudam Gracie e Pedro passam por uma situação da qual esse elemento teria definido tudo desde o primeiro momento. Tudo bem que não haveria mais história, mas é mais uma lição aprendida.
Assisti a versão dublada que está muito boa e que tem como maior destaque a dubladora Bianca Alencar. Porém, preciso destacar as vozes na versão original que está repleta de nomes conhecidos. Entre elas temos: Danny Trejo (Um Drink no Inferno), Bill Nighy (Viver), Susan Sarandon (Thelma & Louise), Alicia Silverstone (As Patricinhas de Beverly Hills) e Brooke Shields (A Lagoa Azul). Todos em baixa na carreira, mas é inegável a importância desses nomes na história do cinema.
Pets em Ação! fica fortemente indicado para as crianças e para os pais que queiram passar um bom dia juntos de seus respectivos filhos. É uma aventura familiar, e talvez vê-lo em família seja a melhor forma. Faz o seu básico com poucas cartas na manga e com isso não consegue brilhar muito. Como falei lá em cima, é possível sentir a boa vontade dos criadores, mas é só isso que ele parece entregar com paixão e vontade. Nada mais além disso.