O Preço do Talento
A premissa de O Preço do Talento é bem curiosa. Esse filme é um relato biográfico do ator Shia Lebouf (Transformers) quando ainda era criança. Como não tem mais idade para se interpretar na infância ele resolve fazer o papel do próprio pai. O que vemos daí é uma grande interpretação que consegue ser poderosa e muito marcante. A ideia é até meio bizarra se pensarmos mais a fundo, pois o que vemos aqui é uma história de muito abuso psicológico de um pai para seu filho. Como isso moldou o ator até os dias de hoje e como ele consegue lidar com esses fatos através dessa história.
Sinopse: “O Preço do Talento relata a infância tempestuosa de um jovem ator e os primeiros anos da vida adulta, enquanto luta para se reconciliar com seu pai e lidar com sua saúde mental.”
Quem conhece mais a fundo a vida do Shia Lebouf nunca duvidou de sua veia para interpretações. Ele sempre foi um ótimo ator, por mais que isso virasse um fato cômico de um tempo para cá. É sabido de seus problemas com o álcool e de seus problemas de comportamento dos quais já lhe deram muita dor de cabeça por criar muitas confusões por aí. Por um bom tempo ele foi visto como piada e até transformado em meme. Motivo dos quais ele até se afastou mais das atuações, apesar dele ter uma aparição ali e aqui.
Com esse filme aqui podemos ver todo o caos psicológico que foi sua infância e como isso impacta demais nele hoje em dia. O seu pai em busca de tirar o melhor do filho acabou criando muitas situações em que a criança não pôde ter uma infância como de qualquer outra criança. A sua criação foi deveras pesada e calcada sempre no sucesso. Além do pai ter problemas sérios com o alcoolismo, ainda batia nele se contrariado e ainda dizia que ele não seria ninguém se fosse criado pela mãe.
Todas situações bem pesadas e muito bem interpretadas pelo Shia Lebouf. Posso dizer com certeza que essa é uma das melhores interpretações de sua carreira. Ele está realmente brilhante e conseguimos ver muito dele próprio ali. Não podemos deixar todo o crédito só com ele. Os dois intérpretes que faz o papel dele também são brilhantes. Noah Jupe (Um Lugar Silencioso) faz o ator quando criança e também consegue dar um show de simpatia; Lucas Hedge (Três Anúncios Para Um Crime) já faz ele na vida adulta e consegue nos mostrar o quão bom ele é, ao mesmo tempo nos mostra como todo o seu passado afeta o seu presente.
Só preciso deixar um adendo de que apesar do roteiro escrito pelo próprio Shia Lebouf é sobre ele, mas que ele dá outros nomes aos personagens principais.
Incrível como esse longa foi melhorando na minha cabeça enquanto eu ia escrevendo sobre ele. Não o acho uma obra-prima, mas consigo indicá-lo muito bem como um bom filme de drama. Ele é muito galgado nas interpretações e acredito que isso deva bastar. Não por acaso ele ganhou o Prêmio Especial do Juri em Sundance em 2019. Esse é a primeira obra de Alma Har’el dirigindo um longa e posso dizer que ela começou muito bem e pode ser um nome promisso para o futuro.
O Preço do Talento se encontra no catálogo da HBO Max.