Lembranças de um amor eterno
O novo filme do diretor Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso), narra a história de amor entre Ed (Jeremy Irons) e Amy (Olga Kwrylenko). Ele é um professor universitário de astrofísica, ela uma estudante do mesmo tema que trabalha como dublê de filme em cenas de ação. Inicialmente parece que ele é mais apaixonado do que ela, mas esta sensação acontece apenas nas cenas iniciais, pois logo vemos Amy desesperada atrás de Ed, o tempo todo telefonando e olhando para o celular no aguardo de mensagens.
Sinopse: O romance Lembranças de um Amor Eterno conta a história de Amy, uma estudante de Astrofísica na Universidade de Edimburgo. Ela tem um romance secreto com o famoso astrofísico Dr. Ed Phoerum. Apesar de seu relacionamento ser complicado, já dura seis anos e ela é feliz. Até que Ed some, deixando Amy sozinha e insegura sobre os rumos a seguir. O que Amy não esperava era que Ed deixaria diversas correspondências e vídeos com importantes mensagens e lições de vida que ajudariam ela a superar as dificuldades.
Os dois mantêm um relacionamento à distância há seis anos no qual se veem quando possível até que em determinado momento o casal passa dois meses sem se ver mantendo contato apenas por vídeos, mensagens e e-mail quando Amy descobre que Ed morreu já ha alguns dias apesar de ela continuar recebendo suas mensagens.
Os vídeos e presentes de Ed para Amy foram programadas para serem enviadas antes dele morrer. Ele parece inicialmente querer adiar o sofrimento da moça ao máximo, evitando que ela saiba de seu falecimento, porém em dado momento ela parte para a cidade de Edimburgo (onde ele morava com a família) para tentar descobrir o que aconteceu. É então que a história realmente se desenrola. Ed, já imaginando que a essa altura ela já teria descoberto sobre sua morte por uma doença, passa a mandar presentes, mensagens, vídeos, cartas e recados por outras pessoas já com conteúdo post mortem com temas tais como problemas familiares que ela deve resolver e incentivos a sua carreira acadêmica. Porém, Ed deixa uma instrução para Amy, ela que irá decidir quando o contato entre os dois irá acabar. Mas como decidir qual à hora de dar o adeus derradeiro e definitivo ao seu grande amor?
Como sempre a atuação de Jeremy Irons e sua voz me emocionaram e comoveram, porém O ator que esta semana completou 68 anos é com certeza um dos mais talentosos de seu tempo, sempre destacando-se em seus trabalhos como é o caso dos filmes “M. Butterly” (1993), “Lolita” (1997), “Dezesseis Luas” (2013) e muitos outros além da série de televisão “Os Borgias” (2011).
Esta produção me remeteu a “Ps: Eu te amo” ,adaptação cinematográfica de livro homônimo porém com toque melancólico típico de cinema francês . A fotografia e trilha sonora são espetaculares, dando um toque de beleza e dramaticidade que se mantém por todo o longa. O filme não me fez chorar. Ele é triste, mas não tão triste quanto sua premissa indicaria inicialmente.
Por Luciana Costa
Quero mto assistir!