Homem-Aranha No Aranhaverso
Como muitos sabem, mas nem todos, que quem tem os direitos do Homem-Aranha no cinema é a Sony e não a Marvel Comics (sua dona por direito). Apesar da mesma ter cedido seus direitos para aos reais donos, para o aracnídeo aparecer em filmes como Vingadores e até mesmo em filmes solo, ela ainda tem os direitos de todos os personagens do universo do teioso mais querido de todos. No ano de 2018 já tivemos Venom que foi um grande fracasso de crítica mas um grande sucesso pelo público, e agora temos esse fantástico Homem-Aranha no Aranhaverso.
Sinopse: “Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras variações do Homem-Aranha.”
Vou começar dizendo que essa é um das melhores coisas já feita com o personagem. Aqui, o nosso personagem principal não é o já conhecido Peter Parker, com voz de Jake Johnson (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros), mas sim Miles Morales, com voz de Shameik Moore (Dope: Um Deslize Perigoso). Ele é desconhecido do grande público, mas já é bastante popular pelos fãs de quadrinhos. Filho de um negro e uma latina, ele se tornou um dos pilares dos novos heróis criados nesse século. Um grande personagem em dias em que queremos diversidades em filmes e em outras mídias.
Voltando ao filme em si, é maravilhoso. A animação é incrível, lembrando em muitos momentos realmente uma história em quadrinhos, inclusive são usados recursos narrativos usados em HQs. A história também é muito boa. Facilmente nos apegamos ao personagem principal com seus dilemas de adolescente, junto com seus dramas familiares. Juntando tudo isso com momentos de ação de tirar o fôlego e de momentos de comédia que vão fazer você gargalhar, temos um das coisas mais empolgantes dos últimos tempos. Como ponto negativo só tenho que frisar alguns problemas de roteiro do tipo “deux ex machina” (que é quando as soluções surgem do nada para mover parte da trama).
Não temos apenas Mile Morales de aracnídeo. Temos outras versões tão excelentes quanto o personagem principal. Todas com seu propósito e cada um com trejeitos de seu próprio universo. O que deixa cada um deles original e ao mesmo tempo uma cópia um do outro.
Vale muito a pena ver no cinema. Eu vi legendado e pude ouvir vozes famosas como de Nicolas Cage (Homem-Aranha Noir), Liev Schreiber (Rei do Crime), Zoe Kravitz (Mary Jane) e Chris Pine (também como Peter Parker), mas acredito que as cópias dubladas estarão tão excelentes quanto. E estou bem animado por saber que uma continuação já está confirmada, e que certamente teremos novas versões do Amigo da Vizinhança.
PS: Tem cena pós-crédito e ela é engraçadíssima, feita muito mais para os fãs dos quadrinhos e dos desenhos antigos do personagem.