Festival do Rio: Emilia Pérez

Emilia Pérez é o novo filme de Jacques Audiard (Ferrugem e Osso) que chega ao Festival do Rio com uma pompa de ouro. O falatório sobre ele começou com sua passagem em Cannes desse ano (2024) que lhe rendeu 2 prêmios: Prêmio do Júri e Melhor Atriz. Esse último reverenciou em conjunto as 4 principais estrelas do longa: Zoe SaldanaKarla Sofía GascónSelena Gomez e Adriana Paz. Uma curiosidade sobre isso é que Karla Sofía Gascón se tornou a primeira trans a ganhar esse prêmio no festival. Para completar esse currículo, o filme também foi escolhido pela França para disputar o Oscar 2025, embora em nenhum momento alguém fale francês por aqui. Adianto também que essa obra me surpreendeu e me deu uma baita história com uma narrativa perfeita.

Sinopse: “México, hoje. Superqualificada e desvalorizada, a advogada Rita (Zoe Saldana) trabalha em uma empresa que prefere encobrir crimes do que servir à justiça. Um dia, ela recebe uma proposta inesperada para ajudar um chefe de cartel a se aposentar e desaparecer. Há anos ele planeja se transformar na mulher que sempre sonhou ser. Para concretizar seu plano, é preciso eliminar seu passado e proteger as pessoas que ama. O problema é que muita inverdades podem causar um rastro de tragédias inimagináveis.”

Como está sendo de praxe para mim, ir ao cinema sem saber quase nada da obra que verei tem se tornado uma baita dádiva. Esse não fugiu a minha nova regra e conseguiu me surpreender minuto a minuto. Não que ele tenha segredos para ser desvendados ou que haja uma reviravolta mirabolante a cada esquina. A narrativa foi me levando dessa forma até o ponto em que estava completamente imerso e querendo saber imediatamente o que estava a vir mais para frente.

Estou falando de um musical que conta a história de um traficante que persegue seu sonho e que resolve lutar contra injustiças do mundo. Falar isso em voz alta se torna completamente inverossímil, porém ele é perfeito a tudo que se propõe. Mas isso não resume o todo do que é essa película. O principal mote para mim é ser quem você sempre sonhou em ser e como isso vai ditar os rumos da sua vida daqui para a frente. Não poder contar a verdade para as pessoas mais íntimas se torna doloroso com o tempo, e omissões e mentiras podem trazer o teor certo de tragédia para a vida. Vemos esse crescente. Notamos que uma bomba está prestes a explodir e quando acontecer não vai deixar ninguém incólume. Certamente possui traços de uma grande tragédia no estilo de Pedro Almodóvar, mas com o mundo do narcotráfico como pano de fundo.

O fato dele ser um musical me surpreendeu demais. Todas as músicas são belas e ficam na sua cabeça por bastante tempo. Elas ajudam a contar uma história e deixa tudo mais lírico e belo dessa forma. O pesar no cantar de uma pessoa triste e a revolta na voz de alguém que vê as injustiças em todos os cantos permeiam em toda a projeção. Nesse ponto, o maior destaque fica para Zoe Saldana (Guardiões da Galáxia) que performa toda as suas músicas com muita paixão e vontade.

As protagonistas femininas dão o tom da história e é inegável que estão maravilhosas, mas o maior destaque fica para Karla Sofía Gaston (Los Nobles: Quando os Ricos Quebram a Cara). Ela é a Emilia Pérez e brilha como ninguém. Por alguns ela pode ser uma coadjuvante mas, para mim, ela que é a protagonista desse longa. Não só por ter o seu nome cravado no título, mas por tudo o que ela passa e como sua carga dramática é colocada em prática cena após cena. Incrível. Selena Gomez (Only Murders in the Building) não chega a esse patamar, mas possui seus grandes momentos; e Adriana Paz (Hilda) não possui tempo de tela o suficiente para brilhar, mas tem seu papel fundamental para a trama.

Emilia Pérez é aquele filme que você não faz ideia do que vai te mostrar e quando mostra é muito mais do que poderíamos esperar. O público geral pode encrencar por ser um musical, o que é uma pena, mas tenho certeza que os frequentadores do Festival do Rio vão amar e bater palmas em seu final. No circuito comercial está marcado apenas para fevereiro de 2025, então, ir ao festival é a melhor forma de vê-lo no momento e ter uma ótima experiência.

Programação: 

Sexta, 04/10 21:45* Cine Odeon – CCLSR

Terça, 08/10 18:20 Reserva Cultural Niterói 3

Sexta, 11/10 21:15 Estação NET Botafogo