Festival do Rio: A Tristeza
“Ku bei”, no original, é um filme de terror dramático extremamente peculiar. A começar pela visão do diretor e roteirista canadense Rob Jabbaz (que faz sua estreia em longa-metragem) ao retratar personagens e locações do Taiwan. A trama se passa em Taipei e começa centrada no casal de jovens Jim (Berant Zhu) e Kat (Regina Lei). Em meio a pequenos problemas mundanos que acometem um casal, está se espalhando rapidamente pela cidade um vírus que com certeza é uma alusão ao covid 19.
Jabbaz teve a ideia brilhante de utilizar um vírus mortal e terrorífico que transforma os doentes em sádicos, assassinos e estupradores sanguinários para fazer referência a problemas verdadeiros que acometem a sociedade mundial como assédio, negacionismo e cientistas que brincam de Deus.
Apesar do tema de filmes de terror que fazem referência a covid serem algo que já está saturado, vale lembrar que o filme foi feito em 2021, em meio a pandemia. Além da temática inteligente, o longa é extremamente divertido para o fã de terror e violência visceral pura. Repleto de gore, cenas grotescas e chocantes, inclusive não recomendadas para quem tem estômago sensível.
Além de tudo isso, uma das protagonistas, Kat, é uma personagem extremamente carismática, com todos os requisitos para uma típica finalgirl. Ela é gentil, corajosa e se preocupa muito com as pessoas à sua volta, sendo capaz até de arriscar a própria vida por alguém que não conhece contrastando com pessoas cruéis e egoístas que nem mesmo foram acometidas pelo vírus.
Programação:
Domingo, 06/10 – 14:15 Estação NET Rio 4
Segunda, 07/10 – 14:00 Reserva Cultural Niterói 3
Quarta, 09/10 – 21:30 Estação NET Rio 2