Conheça seu tipo de pele
A pele é o maior órgão do corpo humano (sim amiga, a pele é um órgão). A do seu corpo e a do seu rosto podem ser bem diferentes. Irei tratar em breves linhas os tipos mais comuns de pele de rosto para ajudar você a conhecer a sua e a partir daí, poder encontrar os melhores produtos para ela. Sua pele é sua amiga, não a trate como inimiga nunca mais!
Não é só a mulher que é uma metamorfose ambulante, a pele também. Por isso ao longo da vida, embora não sejamos cobras para trocá-la, ela se modifica. Isso se deve a vários fatores como mudanças hormonais, perda de colágeno, alimentação e até mesmo fatores climáticos. Por isso, não é difícil que alguém tenha tido, por exemplo, pele oleosa a vida toda e um belo dia ela começa a ficar seca. Sendo assim, os cuidados e produtos que funcionavam tão bem antes precisam ser mudados.
A maioria das brasileiras tem pele oleosa ou mista (o caso dessa pessoa que vos escreve). Um erro que muitas pessoas cometem é achar que para combater a oleosidade é preciso ressecar a pele. Na verdade, ao usarmos produtos muito abrasivos ou limparmos em excesso o rosto, a pele entende que está sendo agredida e produz ainda mais óleo.
Peles oleosas: São indicadas bases com efeito mate (que ficam sequinhas na pele) e para isso indico mais as bases nacionais. Por que? Não só elas são mais baratas como são formuladas para a pele mais comum e se a marca for boa, ela com certeza se preocupou com os fatores climáticos para desenvolve-las. Tenha em mente, que os produtos formulados para peles muito oleosas e com espinhas para adolescentes, provavelmente não serão uma boa pedida para a sua pele madura. Aliás, pele oleosa e com tendência a acne são coisas diferentes. Muitas pessoas tem a pele extremamente seca e ainda assim tem tendência a ter espinhas. Uma boa pedida para peles muito oleosas são as mascaras de argila preta e carvão.
Pele mista: É uma das coisas mais complicadas. Não só eu tinha que ser uma libriana indecisa, como minha pele tinha que ser também. É isso que a pele mista é, ela é indecisa. Para melhores resultados, é preciso intercalar cuidados para pele oleosa com os cuidados para pele seca. O mais comum é que você tenha regiões no seu rosto que são oleosas (em muitos casos é a zona T) e o resto do rosto seja normal ou seco. Por experiencia própria, eu indico limpeza com produto neutro ou para pele oleosa e bastante hidratação. Porém, não se deve usar qualquer hidratante, existem alguns especializados na pele mista, como é o caso da Neutrogena e Nivea. Máscaras de argila verde e algas marinhas são uma boa pedida. Já no quesito base, eu recomendo que você invista em uma boa preparação de pele, isso é, limpeza, hidratação e uma base de textura mais aveludada, não tão mate. Porque há o risco de que a base mate marque nas linhas de expressão que ficam na parte seca da pele. Ela não irá segurar a oleosidade mas dará um acabamento mais bonito e jovem.
Pele Seca: Normalmente leva as mulheres a se cuidarem muito desde bem novas, pois o aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão vem mais rápido. Invista em produtos bem hidratantes e fique LONGE do sabonete de pia. Água quente para o seu rosto é um perigo, aliás, para qualquer pele, o ideal é lavar o rosto com água gelada pois ela fecha os poros. Invista em máscaras detox (no dia seguinte à maquiagem), de argila dourada, chá verde e caviar. Se for fã de bases, indico as mais oleosas, normalmente quando a base não promete ser mate, ela deve servir para você. Invista em um bom primer, faça bastante hidratação ao acordar e antes de dormir. Limpe muito bem a pele para que não reste nenhum resíduo de maquiagem (lógico, que essa dica é importante para todos os tipos de pele). No caso de quem tem pele seca mas ainda assim tem espinhas, a dica é pesquisar bem se os produtos e bases não possuem ingredientes comedogênicos.
Dicas gerais: Protetor solar para o seu tipo de pele, beber bastante água e um bom dermatologista.
———————–
Conheça o nosso canal: iluhminado