Conclave
“Conclave”, é um dos mais fortes indicados ao Oscar de Melhor Filme desse ano. O longa polêmico começa de forma simples, lenta, se assemelhando a um documentário sobre como funciona a eleição de um novo Papa após a morte do anterior. Aos poucos a trama vai escalonando, mostrando tensão, drama e desconforto, principalmente através dos olhos do padre Lawrence (Ralph Fiennes), que deve conduzir a votação e investigações enquanto tem seu nome entre os indicados ao cargo contra sua vontade. A palavra “conclave” vem do latim, em livre tradução, quer dizer “um lugar que pode ser trancado”.
Este projeto do diretor suíço Edward Berger (Nada de novo no fronte) é bastante polêmico, uma vez que mexe com a igreja católica e mostra que muitas vezes membros do clero tem atitudes vis, desonestas, erradas e até mesmo perversas. Este é um filme sobre mistério, investigação e fé.
O filme é carregado pelo talento de Fiennes, que recebeu merecidíssima indicação ao Oscar de melhor ator. Outro grande destaque do elenco é Stanley Tucci, que interpreta o padre Bellini, que assim como Lawrence é um padre muito bem-intencionado, que quer ver inclusão e progresso na igreja, mas apesar disso, é um homem falho. Levantando o tempo todo vários questionamentos sobre verdade, justiça, honestidade e muitos outros temas.
“Conclave” marca ainda o retorno de Isabella Rossellini (Veludo Azul) que estava afastada de papeis de destaque naas grandes telas há um bom tempo e aqui interpreta uma freira séria e firme que quase não se pronuncia, há menos que seja extremamente necessário e em prol de justiça, sua atuação primorosa se dá mais através de olhares.
Este filme é extremamente longo, mas conforme a narrativa vai se desenrolando e se tornando mais dramática, o tempo para de ser sentido. Toda a história é conduzida de forma bastante realista, a começar pelos cenários fidedignos ao Vaticano. O cerne aqui é mostrar que o ser humano é falho, muitas vezes hipócrita e essas atitudes vem logo de quem não deveria. Mas, apesar disso, a trama é extremamente esperançosa.