COBRA KAI – 6ª TEMPORADA
Cobra Kai foi minha série conforto nestes últimos anos. O que ela tem de ruim, ela tem de maravilhosa. Ao mesmo tempo em que torcia para o seu final, eu rezava para que continuasse por mais tempo. O final veio e foi dividido em 3 partes: a primeira parte estreou em julho de 2024, a segunda em novembro de 2024 e a última e derradeira em fevereiro de 2025. Me emocionei no final e lembrei porque ela se chama Cobra Kai. A escola de caratê mais maneira de todos os tempos ganhou um papel de vilania bem grande conforme as temporadas foram sendo lançadas, mas em seu final conseguiram redimir esse erro e colocaram o trem de volta aos trilhos, nos dando um final perfeito para a maioria dos personagens. Tudo emocionante, para dizer o mínimo.
Sinopse: Na emocionante e derradeira 6ª temporada de Cobra Kai, as consequências do Sekai Taikai reverberam pelos vales, forçando os rivais dojos Miyagi-Do e Cobra Kai a confrontarem seus passados turbulentos enquanto encaram um futuro incerto. Unidos por um objetivo comum, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) finalmente unem seus estilos de caratê, liderando seus alunos em uma última e arriscada tentativa de alcançar a glória no campeonato mundial. Em meio a alianças inesperadas, redenções surpreendentes e confrontos finais, a temporada culmina em desfechos emocionantes para os amados personagens, selando o destino do legado do caratê no Vale e abrindo portas para futuras possibilidades neste universo cativante.
O foco principal desta última temporada foi o torneio Sekai Taikai, o mais prestigiado torneio de karatê do mundo. Para tentar ganhar, Daniel e Johnny unem forças e dojos e tentam mesclar filosofias diferentes para criar um diferencial entre seus alunos. Isso causa problemas internos entre todos, mas o tempo vai selando as alianças a ponto de superarem rivalidades do passado. Certamente, o Sr. Miyagi (Pat Morita) estaria feliz com essa união de inimigos declarados que se respeitam e que acham no karatê uma forma de conviver e vencer juntos.
De todos os arcos que se encerraram, o que mais me emocionou de longe foi a redenção de John Kreese (Martin Kove). Ele foi o maior vilão da franquia e vê-lo se acertando com Johnny me fez chorar. São 40 anos de história que culminam nesse momento completamente emocional e perfeito. Ainda acho que também tinha espaço para Terry Silver (Thomas Ian Griffith) se redimir, mas precisavam de um vilão implacável até o final. Particularmente, não gostei do final desses dois vilões, porém, acabou sendo um fim cármico para eles. Os personagens adolescentes já tinham se acertado entre si e isso os deixou meio largados nesta temporada, e só foram aceitando o que lhes foi dado nesses momentos finais. Pequenos conflitos surgiram, mas nada que impactasse diretamente a história e a eles mesmos.
A série como um todo já estava enfrentando um sinal de cansaço. Foi preciso terminá-la logo e deveria ter uma volta às origens. Afinal, o nome da série é Cobra Kai. Parabéns aos responsáveis que fizeram umas regras malucas nesse torneio que foram capazes de catarses finais incríveis. Miguel (Xolo Maridueña) e Tory (Peyton List) tiveram seus momentos de glória, e Johnny Lawrence teve a sua redenção final como o sensei que ele nunca confiou ser. A jornada de Johnny foi incrível durante esses anos e seu fechamento de arco não poderia ter sido melhor. Eu já estava reclamando da série há um tempo, mas esse final lavou minha alma a ponto de sentir uma saudade imediata após terminá-la. Valeu a pena curtir essa jornada.
Cobra Kai terminou muito bem e deixará saudades, mas ainda dá tempo de elencar alguns pontos negativos. Ela tem seus problemas. Algumas lutas são muito mal coreografadas e muito mal gravadas, além de colocar conflitos onde não precisava mais. Insistir no passado do Sr. Miyagi foi chato e quase irrelevante, tanto que esse arco se encerra em uma mesa de jantar com uma personagem que ninguém lembrava que existia. Acredite, são problemas que não mancham a série, mas que incomodaram. A série termina, mas a franquia não. Alguns derivados estão sendo planejados, mas nada certo ainda. Caso já esteja com saudades dessa loucura toda, aproveite que Karatê Kid: Lendas estreou há pouco nos cinemas. Embora seja uma história paralela, ela se passa pós-Cobra Kai e guarda alguns momentos para os fãs da série.