Belle

“Belle’ é um longa animado japonês que chegou aos nossos cinemas em janeiro desse ano. Ele é uma obra criada por Mamoru Hosoda, onde ele dirige e roteiriza a produção. Esse é um nome que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos. Ele já havia sido indicado com ‘Mirai’ no Oscar de 2019 na categoria de Melhor Animação. Aqui ele mostra porque é um dos maiores do ramo no momento ao nos trazer uma obra bela e profunda sem que esperemos por isso.

Sinopse: Suzu é uma estudante de ensino médio de 17 anos que mora em uma aldeia rural com o pai. Por anos, ela foi apenas uma sombra de si mesma. Um dia, ela entra em “U”, um mundo virtual de 5 bilhões de membros na internet. Lá, ela não é mais Suzu, mas Belle, uma cantora mundialmente famosa. Ela logo se encontra com uma criatura misteriosa. Juntos, eles embarcam em uma jornada de aventuras, desafios e amor, em busca de tornarem-se quem realmente são.

https://www.youtube.com/watch?v=UKM42nGCDZw

Se me perguntarem sobre o que ele é, talvez eu não soubesse passar a ideia real dele. Eu o resumiria simplesmente como um ‘A Bela e a Fera’ em uma nova roupagem. Não deixa de ser, mas seria injusto apenas comentar isso sobre ele. Mesmo que o título ‘Belle’ nos remeta a essa ideia imediata também. Quando você percebe essa nuance, automaticamente já nos faz pensar que ele vai para um caminho de um amor incompreendido e que ela terá que salvar ele. É isso, mas diria que ele é mais.

A nossa protagonista possui um trauma de infância que ganhou após a morte da sua mãe. Ela era uma menina que amava cantar, mas que depois dessa tragédia familiar não consegue mais. Ao entrar no mundo virtual de “U”, que é como se fosse uma rede social em que você pode ser quem você quiser, ela escolhe o avatar de Belle e começa a cantar como não conseguia antes. Rapidamente sua voz é amada por todos e odiada pelos haters (situação normal em redes sociais que conhecemos por aí). É quando ela está no auge do sucesso que ela conhece a Fera.

Ele é uma figura cheia de ódio e que simplesmente é detestado por todos em “U”. Ele é caçado pela polícia do mundo virtual, mas sempre escapa. Por algum motivo Belle se interessa por ele e aí começamos uma história de amor. Mas calma, não como estamos pensando. Esse é a grande genialidade que me chamou a atenção aqui. Não é uma história de amor convencional. Os desdobramentos para saber quem é a Fera ganha contornos realmente dramáticos e bem pesados para uma mídia do tipo.

Por mais pesado que a situação seja ele não é o tipo de longa que vai te deixar mal. Muito pelo contrário, a leveza da personagem junto com uma animação riquíssima e muito bonita nos tira desse possível buraco emocional em que cairíamos. Pode ser até que em seu clímax você chore ou não de emoção. Nesse caso, vai de cada um. Não cheguei a tanto, mas devo dizer que ele me tocou de uma forma que eu não esperava e isso elevou demais sua nota final.

Termino meu texto dizendo que essa é uma ótima obra a ser vista. Principalmente se for um fã de animes. Caso não seja fã desse tipo de animação, fica difícil convencê-lo, mas acredito que uma boa história consiga quebrar certos preconceitos enraizados por aí. Ele é um pouco musical também e faz parte da história. É com a música que começa tudo e é com ela que tudo também termina. Como ponto negativo deixo somente o fato de que ele é um pouco comprido demais tendo 2 horas de duração.

‘Belle’ se encontra para compra e aluguel nas plataformas online.