Bela Vingança

O longa, indicado à cinco categorias no Oscar 2021, gira em torno de uma jovem que passou por traumas. No dia a dia, trabalha em uma cafeteria e não tem muitos amigos, o que preocupa seus pais. À noite, ela assume uma persona justiceira. Vestida em roupas sensuais ela se passa por bêbada em casas noturnas para atrair predadores sexuais e lhes ensinar uma lição ou acabar com suas vidas. A trama está longe de ser inovadora, já assistimos vários filmes com a premissa mulher fatal justiceira, este é mais um extremamente bem executado. É uma ótima fonte de entretenimento, mas apenas isso. Levantando a questão se valia mesmo tantas indicações à prêmios. Ele tem mesmo tantos méritos cinematográficos ou é muito mais um símbolo de bandeiras polêmicas? A resposta final fica a cargo do público.

 

Bela Vingança” vêm chamando atenção muito mais pela polemica que o envolve do que por méritos fílmicos. Protagonizado por Carey Mulligan (Grande Gatsby), que foi citada em crítica de Dennis Harvey na famosa revista americana “Variety” como pouco convincente no papel de uma mulher sedutora e fatal. Por sua vez, Carey sentiu-se extremamente ofendida com o comentário e colocou a boca no mundo. Desde então a polêmica divide opiniões. Alguns vêm em sua defesa, outros ficaram contra a falta de “esportiva” da atriz que como pessoa pública acaba tendo que dar a cara a tapa e a críticas.

A narrativa é linear, mostrando como uma sociedade machista incentiva a cultura do estupro.  A diretora Emerald Fennell faz com maestria uma crítica inteligente a vitimização do abusador e a culpa que muitas vezes a sociedade coloca na vítima como se ela provocasse agressões sexuais por seu comportamento, e como essas vítimas muitas vezes são esquecidas enquanto os homens abusadores vivem suas vidas plenamente como se nada tivesse acontecido.

Este é mais um momento marcante na história do Oscar, parecido com o que ocorreu em 2016 com a briga entre “Moonlight – Sob a Luz do Luar” e “La La Land – Cantando Estações”. O filme é ainda a oportunidade de ver atores e atrizes que ficaram famosos em séries, como a maravilhosa Laverne Cox (Orange Is the New Black) e Max Greenfield (New Girl).