Assassinato no Expresso do Oriente

A nova versão do famoso suspense policial escrito por Agatha Christie, retorna as telas desta vez dirigida pelas mãos do competente artesão Kenneth Branagh que esbanja elegância e talento e ainda por cima faz uma bela reflexão como funciona a justiça quando usada como elemento de vingança (tema muito atual e pertinente).

 

O livro “Assassinato no Expresso do Oriente” (Murder on the Orient Express) que já tinha sido levado às telas em 1974 em uma alegórica versão dirigida por Sidney Lumet, é aqui utilizado como base de observação para um crime ocorrido dentro do suntuoso Expresso do Oriente, considerado um símbolo do poder colonialista inglês. O sagaz detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) desvenda uma engendrada conspiração envolvendo sequestro de uma criança, gangsteres e vingança familiar e nos mostra como a justiça divina pode e deve ser cega. Por vezes, a câmera posiciona-se em plongée (de cima para baixo), acima das cabeças dos personagens, colocando Poirot como um enviado de Deus, sempre onipresente que tudo vê e percebe traição nos mínimos detalhes, julgando as ações dos 12 envolvidos que atuam como apóstolos justiceiros. Não é a toa que numa determinada cena próxima ao final, os suspeitos estão sentados numa enorme mesa na saída de um túnel exatamente como as figuras da Santa Ceia pintada por Leonardo da Vinci.

 

Nesta versão, Branagh retira as gorduras afetadas (que havia de sobra no filme de 74) e introduz elementos reflexivos sobre a aplicação de princípios morais e religiosos e conformidade com o que é certo ou errado. Apesar do confinamento e do pequeno espaço para desenvolver a ação, o diretor utiliza todo o espaço cênico filmando em 65 mm conseguindo deste jeito, ampliar e desenvolver o filme para algo além do que uma simples adaptação com atores famosos.

 

Alinhado e refinado, “Assassinato no Expresso do Oriente” (Murder on the Orient Express) é um belo exemplo como bons livros podem produzir inúmeras interpretações mesmo quando já sabemos quem é o assassino e suas motivações (afinal esta é uma das ficções mais populares da escritora inglesa). Se Agatha Christie se estivesse viva certamente aplaudiria Kenneth Branagh pelo respeito e consideração à essência de sua obra.


Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express)

Eua, Malta. 2017. 114 min.

Direção: Kenneth Branagh

Com: Kenneth Branagh, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer, Willem Dafoe, Judi Dench, Johnny Depp, Derek Jacobi