Alvorada
‘Alvorada’ é um documentário nacional onde nos é mostrado o dia a dia da então presidenta Dilma Rousseff nas vésperas de seu impeachment. O título é tirado do nome onde todo presidente brasileiro reside ao ser eleito ao maior cargo do país: Palácio da Alvorada. Ele foi projetado pelo Oscar Niemeyer e teve sua inauguração no dia 30 de junho de 1958. Desde então, vários presidentes já passaram por lá e isso nos mostra de uma forma bem indireta que todos que passam por ali são passageiros enquanto a própria Alvorada estará lá para sempre.
Sinopse: “Alvorada mostra o cotidiano da presidente Dilma Rousseff, primeira e única mulher a governar o Brasil, durante o desenrolar dramático do impeachment. Rodado entre julho e setembro de 2016, o documentário testemunha a tensão e a perplexidade que imperavam no círculo da presidente, em reuniões, telefonemas intermináveis e sussurros ouvidos do Palácio do Planalto. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade surpreendente nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria.”
https://www.youtube.com/watch?v=zJyETrosWlM
Ele não é o tipo de documentário que irá mudar sua vida e nem nos mostrará nenhuma revelação bombástica da qual não poderíamos viver sem. Ele é muito mais intimista e que serve para ser um grande registro histórico de um período que julgo vergonhoso a nossa nação: o dia a dia da vida da presidenta durante o trâmite do impeachment. Nada de novo será mostrado aqui, mas é interessante vermos como todos lidam com a situação internamente. A própria Dilma sendo uma pessoa calma e comum em um momento tão abalador.
Todos sabemos que fim deu essa história, mas eu nem acho que essa foi a motivação exata para esse filme. Posso estar completamente enganado, mas fui levado para um outro lado. O cotidiano dentro do Palácio da Alvorada em si é o grande ponto desse trabalho. Ver pessoas comuns trabalhando no local enquanto passa um furacão em volta dele me saltou mais aos olhos. Isso se elucida mais quando no momento em que ocorre o processo ao vivo na TV sobre o impeachment, votação ao vivo, políticos felizes dando o “sim’, nos é mostrado ao mesmo os trabalhadores como cozinheiros, serventes, aparadores de grama tendo um dia normal como qualquer outro.
Isso reflete na ideia que tive no início do texto. Não importa quem passa por ali, a vida vai continuar e a Alvorada continuará a mesma. Alguém até pode achar um simbolismo a mais nisso tudo, mas para mim é bem simples.
Sou sempre a pessoa que diz que todo documentário merece ser visto e continuo afirmando isso, mas o que vemos aqui não nos elucida nada e nem abre nossos olhos para a verdade por trás de alguma coisa. Nesse ponto, acho que ele falha e acaba sendo apenas um grande registro de imagens e um pouco de depoimento da situação vivida no momento. A exploração disso poderia ter alçado ele a algo melhor, mas infelizmente ele permanece apenas na mediocridade e que será esquecido em breve para quem o viu.