Aconteceu Naquela Noite (1934)
“Aconteceu Naquela Noite” é uma das comédias românticas de maior sucesso de todos os tempos. Dirigido por Frank Capra (A Felicidade Não se Compra), estrelado por Clark Gable (E o Vento Levou), e Claudette Colbert (Cleópatra), vem aos moldes do romance “A Megera Domada” de William Shakespeare. Vencedor de 5 prêmios Oscar, arranca várias gargalhadas do espectador que torce pelo final feliz do improvável casal.
Na trama, Clark Gable é Peter Warne, um jornalista meio trapalhão, bon-vivant, debochado e de bom coração que conhece Ellie Andrews, interpretada por Claudette Colbert a bordo de um ônibus. A moça é uma rica socialite que fugiu de seu pai para se casar de birra. Quando várias coisas dão errado ao longo do percurso, Peter vai ajudá-la em troca de uma matéria exclusiva. O que era apenas uma parceria temporária muda quando um clima de romance começa a brotar entre os dois.
O longa faz lembrar “A Princesa e o Plebeu”, lançado quase 20 anos depois. Uma jovem rica e privilegiada que não conhece nada do mundo por ter sido muito protegida vai viver aventuras ao lado de um jornalista mais experiente.
“It Happened One Night” foi um escândalo para a época em que foi feito. Uma mulher dorme no quarto com um homem que não é seu marido, troca de roupa nesse quarto, e ele ainda tira a camisa na sua frente. Lembrando que nessa época, até mesmo casais apareciam em filmes e séries muitas vezes dormindo em camas separadas. Há também a escandalosa e famosa cena na qual Ellie levanta a saia, mostrando um pouco da perna para conseguir uma carona. A cena ficou tão famosa que é reverenciada até hoje, aparecendo no filme “Sex and the city 2” de 2010.
O elenco foi escolhido a dedo. Gable mostra toda sua veia cômica com maestria, e Colbert era considerada uma das maiores beldades da época. Nos anos 30, o padrão de beleza era a mulher de rosto redondo, sobrancelhas muito finas e cabelo curto, vide a primeira princesa da Disney “Branca de Neve”. Inclusive, Colbert foi uma das inspirações para o visual da princesa criada em 1937.
Um filme maravilhoso, dinâmico, rápido e engraçado, que serve também para retratar a década em que foi feito. Podemos ver inclusive cenas que mostram ações comportamentais que seriam impensáveis nos dias de hoje mas que naquela época eram permitidas, porém, nunca deveriam ter sido.