Ficção Americana

American Fiction” narra as desventuras de Thelonious através de seus olhos. Um professor afro-americano que se confronta com o que significa ser afro-americano uma vez que ele o foi a vida toda e não se importa com nomenclaturas ou causas, mas a sociedade atual a sua volta, composta principalmente por pessoas brancas parece se importar muito mais do que ele, impondo regras comportamentais que Thelonious não consegue nem mesmo entender, que dirá, seguir.

 

O elenco é de peso. Além de Jeffrey Wright (Batman, Westworld, A Crônica Francesa) que interpreta o protagonista. Temos a hilariante Issa Rae (Insecure) interpretando Sintara Golden, uma autora que faz paralelo com Thelonious. Ela é uma espécie de sátira, representando tudo que as pessoas esperam que o protagonista seja mas ele não é. Esta é uma brilhante comédia dramática pelas mãos do inspirado Cord Jefferson que assina direção e roteiro.

Apesar de ser uma comédia, não é um humor de gargalhar, não é uma comédia pastelão. Se trata de um humor inteligente baseado em ironia e sátira, abordando um tema bastante sensível e tenso, o qual as pessoas não querem falar, mas acabam sendo obrigadas por Cord Jefferson que o faz de forma inteligente, leve e sagaz.

Este é um filme de jornada, onde o personagem principal vai sofrendo perdas, conhecendo pessoas e coletando depoimentos na sua busca por conhecimento. Ele vê que além da cor de pele, as pessoas não possuem nenhum denominador comum que justificaria a criação de um rótulo.

O longa é dividido em duas etapas. A primeira situa os problemas de Thelonious. O segundo é baseado na solução torta que ele encontra, os desdobramentos de suas escolhas e a interpretação de seu caricato e estereotipado alter ego. Thelonious cria um personagem baseado no que as pessoas brancas acreditam ser um típico afro-americano, fazendo piada dos trejeitos e também da ignorância dos pseudo-antirracistas do setor editorial.