Good Burger 2
‘Good Burger 2’ é a continuação de ‘A Guerra do Hamburguer’ de 1997. Esse que, por si só, se derivou de uma sketch do programa de comédia ‘All That’ (1994 – 2020). Todas essas obras citadas são produções do canal infantil Nickelodeon. Aqui no Brasil, o longa original fez um certo sucesso, mas não tanto quanto lá fora. Eu mesmo nunca vi o original e nem sabia do que se tratava. Mesmo assim fui incumbido da missão de ver e escrever sobre essa nova empreitada. Infelizmente, já posso colocá-lo na prateleira das piores coisas do ano até aqui.
Sinopse: “Ed e Dex estão juntos mais uma vez e devem salvar o dia depois que um dos esquemas de negócios do Dex acidentalmente coloca em risco o destino do Good Burger.”
Para quem já ouviu falar dessa obra, sabe que se trata de uma produção voltada para o público infantil e, no máximo, para os adolescentes também. Mesmo sabendo disso, quando dei o play nessa película nada me fez estar preparado para o que iria ver e, dessa vez, digo isso de uma forma bem negativa. Esse longa é horroroso e zomba de qualquer neurônio de sua inteligência. É ruim demais e por pouco eu não o abandonei, tamanha minha revolta.
É importante o público nunca pensar que uma obra para um público infanto-juvenil, como essa, precise ter sempre um roteiro tão raso e idiota quanto esse. Protagonistas péssimos e coadjuvantes tão ruins que em vez de sentirmos empatia, só nutrimos asco. Ed (Kel Mitchell) é tão bobão e irreal que nos perguntamos como essa pessoa fez sucesso com essa hamburgueria. Dexter (Kenan Thompson) só consegue pensar nele e não perde a chance de fazer mais uma burrada em sua vida e levar os outros consigo para o buraco.
Definitivamente, esse não é o tipo de humor que me agrada. Demasiadamente infantiloide beirando a vergonha alheia. Coisas desse nível precisam ter piadas escatológicas e, logicamente, não poderia faltar aquelas com flatulência. Também tem aquelas com humor literal das quais só crianças vão rir, e isso pelo puro humor físico e não por ser engraçado realmente. É duro falar isso, mas as produções da Nickelodeon muitas vezes deixam a desejar.
Mesmo sendo nitidamente ruim, tenho certeza que ainda vai encontrar o seu devido público. Mas, até mesmo quem gostar, vai gostar com aquele sentimento de culpa. Sabe que é ruim, mas bem ou mal diverte. Se a pessoa tiver isso em mente, até tudo bem. Só não me venha falando que esse filme é bom, pois ele pode ser tudo, menos bom. Pode ser que vê-lo em grupo possa ter uma melhora considerável, pois ver coisas ruins com galera sempre acaba sendo divertido no final.