O Date Perfeito

O Date Perfeito” é uma comédia romântica da Netflix que estrou em 2019. Estrelado por Noah Centineo, conhecido pela trilogia, também da Netlix, “Para Todos os Garotos Que Já Amei”. Para fãs de filmes da década de 80, é impossível não lembrar de “Namorada de Aluguel”, que colocou Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy) no mapa. Se em “Namorada de Aluguel”, Cindy é paga para namorar um menino nerd pouco popular, aqui, nosso protagonista cria um app de dates. Ou seja, meninas ricas o contratam para levá-las em encontros, bailes da escola e afins.

Na trama, Brooks (Centineo) é um jovem do último ano do ensino médio que sonha estudar em Princeton, sem dinheiro para pagar a universidade ele trabalha em uma lanchonete. Quando um colega diz que vai ser pago para levar a prima rica a um baile da escola, Brooks se oferece para ir em seu lugar e levar Celia ao baile. Os dois fazem amizade, fingem ser um casal e ele decide criar um negócio de encontros profissionais. Além de juntar dinheiro, ele vai fingir ser rico para impressionar Shelby (Camila Mendes, conhecida por interpretar Veronica na série Riverdale).

 

Outro filme da década de 80 a qual o filme faz referência é “Gigolô Americano” (1980) do diretor Paul Schrader estrelado por Richard Gere, só que aqui a trama ganha moldes atuais com auxílio da era digital, um amigo LGBTIA+ com uma trama romântica paralela e permitido para todas as idades, uma vez que não contém cenas de sexo, violência ou drogas.

O longa é todo feito de referências. Quem divide o protagonismo com Brooks é Celia (Laura Marano) uma clara e moderna alusão a Catarina do romance de William Shakespeare, “A Megera Domada”. “O Date Perfeito” diverte e distrai sem grandes dramas, uma comédia romântica teen daquelas bem leves. A lição aqui é cara, não se apegar a quem você acredita que deve ser e sim a quem você é.