Mansão Mal-Assombrada
“Mansão Mal-Assombrada” de Justin Simien, tem a mesma intenção de “Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra” (2003), pegar uma atração de um parque da Disney, colocar um enredo e transformar em entretenimento. Apesar de ser classificado nos gêneros drama e comédia, conta também com vários elementos de terror. Com clima de suspense, alguns sustos e uma trama envolvente muito bem construída. É o perfeito filme de férias, apesar de não ser altamente recomendado para crianças muito pequenas que podem se assustar, o longa é super para cima, com uma deliciosa trilha sonora repleta das típicas musicas de Nova Orleans.
Estrelado por LaKeith Stanfield, Chase Dillon, Rosario Dawson, Owen Wilson, Tiffany Haddish, Danny DeVito, Jamie Lee Curtis e Jared Leto, a trama segue uma mãe e seu filho de 9 anos que acham que fizeram um bom negocio ao comprar uma mansão antiga, mas na verdade ela é repleta de assustadores e perigosos fantasmas que os perseguem. Para se livrar da maldição vão contar com Ben, um cientista de mal com a vida que criou uma câmera para fotografar espíritos, um padre canastrão, uma vidente bastante suspeita e um historiador idoso aficionado pela casa.
Com elenco de primeira, muito bem ensaiado, o filme é a mistura muito bem azeitada de terror, mistério, muita comédia e ainda drama. Abordando temas como luto e suicídio. Uma curiosidade interessante que torna alguns frames do longa tão parecidos com o passeio da Disney, é que o diretor Justin Simien (Cara Gente Branca), já trabalhou como maquinista da atração. As escolhas do diretor são tão inteligentes e inspiradas,- uma vez que estamos falando de um filme de aventura, que inseriu até uma cena para o espectador mais atencioso em referencia a “O Exorcista”.
Os elementos de terror fazem lembrar “A Casa da Colina” (1999), o telefilme “Rose Red – A Casa Amaldiçoada” (2001), e “Desafio do além” (1963), que por sua vez, são todos baseados no romance de Shirley Jackson de 1959, “The Haunting of Hill House”. Não só pelo enredo, que junta um grupo em uma casa assombrada muito antiga onde coisas terríveis acontecem, como também, sua atmosfera. Faz lembrar ainda o pouco conhecidos, porém, excelentes filmes espanhóis, “O Legado Valdemar 1 e 2“
O filme repleto de reviravoltas tem tudo para agradar quem gosta de comédia e quem gosta de terror. Pode-se até questionar algumas escolhas da roteirista Katie Dippold (As Bem-Armadas), mas é inegável que suas escolhas são todas sustentadas com argumentos que fazem sentido dentro do universo criado na trama. Todo redondinho e sem furos, além de toda emoção, arranca mil gargalhadas, principalmente quando Tiffany Haddish (em uma personagem que faz alusão a Whoopi Goldberg em Ghost) e Danny DeVito estão em cena.
Superior em todos os aspectos a versão de 2003 de Rob Minkoff e estrelada por Eddie Murphy, nos resta torcer para que este filme tão divertido não suma em meio aos outros lançamentos como “Missão Impossível, “Barbie” e “Oppenhimer“.