Emancipation
Este filme passou por muitas polemicas e até mesmo boicotes da crítica e do público pelo fato de ser estrelado por Will Smith, que venceu o Oscar de Melhor Ator no ano passado por ” King Richard: Criando Campeãs”, mas que na cerimonia protagonizou uma briga com o comediante Chris Rock, dividindo opiniões e perdendo o direito de comparecer a cerimonias futuras pelos próximos 10 anos. Independente de que lado da polemica se esta, o filme é belíssimo, denso e conta com majestosa atuação de Smith.
O longa é baseada na história real de um homem escravizado que ganhou notoriedade por ter tirado uma foto onde mostrava marcas horríveis de cicatrizes de chibatadas nas costas. Na trama, Peter é um homem religioso, casado e tem dois filhos. Sofrendo maus tratos e sendo levado para longe de sua família, ele vive resignado até que descobre que o presidente Abraham Lincoln decretou a abolição da escravidão. Peter então parte em perigosa jornada para tentar fugir de sua condição e conseguir salvar sua mulher.
A fotografia é ponto alto e chama atenção pela opção de fazer o filme todo em tons de sépia, tendo cor somente a vegetação e o fogo. Além disso, o diretor Antoine Fuqua (Sete Homens e um Destino) optou por utilizar o recurso câmera de Deus, vista de cima, nos momentos de fuga para representar que os escravizados que tentaram fugir estão sozinho no mundo, sem ter com quem contar. Outra excelente escolha do diretor foi em determinado ponto mostrar as nuvens se abrindo mostrando um céu azul que representa a esperança.
O roteirista Bill Collage, optou pelo pouco uso de diálogos, que não fazem a menor falta. O filme é carregado nas costas pela atuação de Will Smith que demonstra sofrimento, desespero, dor, revolta e esperança apenas nas expressões faciais, e na fantástica fotografia.
Além de entreter bastante, uma vez que o público sofre com o protagonista, torcendo para que tenha existo quando passa por mil obstáculos incluindo lutar com crocodilos, histórias como essa precisam ser contadas e ilustradas para que nunca se esqueça os horrores da escravidão. Não só um filme de drama e ação, como também, uma bela história de amor e superação.
“Emancipation” foi lançado nos cinemas americanos e poucos dias depois já estava disponível na Apple TV para que pudesse concorrer a prêmios. Pena que não conseguiu indicação na lista final para o Globo de Ouro e não deve chegar perto do Oscar por conta de polêmicas.