Retratos De Uma Guerra
Retratos De Uma Guerra é um filme lituano de 2018 baseado em um romance best-seller chamado “Cinzas na Neve” e que foi escrito por Ruta Sepetys. Esse livro já teve o nome de “A Vida em Tons de Cinza” também. A autora colheu informações de várias pessoas que sobreviveram às gulags durante o reinado cruel de Stalin durante a 2º Guerra Mundial. Os relatos são verdadeiros, mas os personagens foram criados especificamente para a trama.
Sinopse: “Durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem desenhista Lina e sua família são deportados para a Sibéria sob as ordens do governo de Stalin. Nos campos de concentração, ela usa a arte para sobreviver aos horrores da guerra.”
O filme começa no ano de 1941 na Lituânia justamente quando a Rússia invade o país e começa a acusar todos de traição, situação que leva muitos cidadãos para trabalhar forçadamente em campos na Sibéria. Não li o livro, mas em sua sinopse já vejo uma grande mudança primordial. O nome nacional do longa remete muito ao fato de nossa protagonista Lina, vivida por Ben Powley (A Arte de Ser Adulto), ser uma artista que gosta de desenhar tudo o que vê. No livro, esse fato é de extrema importância, pois ela usa seus desenhos de forma codificada para se comunicar com o seu pai também preso. Aqui, esse detalhe passa praticamente batido.
Sim, ela desenha. Mostra esse detalhe várias vezes, mas não tem nenhuma função narrativa. Esse detalhe não faz avançar a trama em nenhum momento, e então vira um detalhe inútil para um todo. Vemos nitidamente que o pai dela tem uma importância maior do que mostrada aqui. A resolução disso é simples e é um balde de água fria nos personagens e em nós, telespectadores. O filme no geral acaba sendo muito morno e não nos dá as emoções exatas para cada momento.
De uma forma romanceada ele é uma obra que pode passar facilmente sem prestarmos atenção. Tenho certeza que o livro é bem melhor. Dá pra perceber isso sem mesmo tendo lido. Acaba que o longa vale muito mais como um documento histórico. Ver as atrocidades cometidas a um povo de forma injusta é sempre de partir o coração e sempre nos faz pensar o que o ser humano pensa para ser tão cruel com os seus semelhantes. O poder e a ignorância parecem prevalecer a maior parte do tempo e isso é triste e vergonhoso.
Retratos de Uma Guerra se encontra no catálogo da Netflix.