Falcão e o Soldado Invernal 4º Episódio – SPOILER ALERT!
Episódio 4 – O Mundo Está Vendo
Sinopse: “John Walker perde a paciência com Sam e Bucky, que seguem investigando Karli Mongerthau”
Eu gostei muito desse início de episódio porque vimos pela 1º vez como foi a estadia do Bucky em Wakanda. Vemos como ele conseguiu se desvencilhar das palavras que o fazia agir de forma mortal como Soldado Invernal. A Dora Milaje chamada Ayo foi quem o ajudou com esse processo e é ela própria que aparece para pedir o Zemo. Ela o lembra de todo mal que ele fez ao povo de Wakanda e estipula uma hora certa para vir atrás do vilão. O curioso dessa cena é que ela o chama de Lobo Branco, como soubemos em uns episódios atrás e a citação da Shuri por ter ajudado ele a se curar.
Bucky se reencontra com seus parceiros Sam e Zemo e diz que as Dora Milaje estão atrás do Zemo. Eles ficam sabendo que a Karli atacou uma base da CRG deixando feridos e mortos e que ainda tem exigências que se não forem cumpridas irão continuar os ataques. Zemo diz que ela é uma supremacista e que ele não vai ter dúvidas de matá-la, Sam discorda e acha que ela ainda é uma criança. Ele tem esperanças de que pode mudá-la. Como falei antes, não achava que ela era vilã, mas ao matar pessoas inocentes, cruzou uma linha que dificilmente tem volta sem grandes consequências.
Zemo também diz que seres poderosos fazem surgir aspirações distorcidas que se tornam tão ou mais perigosas do quem você foi criado para lutar. Isso também é perigoso e é a isso que o Zemo se finca. Essa é a sua motivação para matar seres superpoderosos. Ele pode estar do lado dos heróis agora, mas ele nunca escondeu sua veia vilanesca e deixa claro que vai fazer o que puder para livrar o mundo dessas pessoas. Matar o doutor responsável pelos novos super soldados a sangue frio foi uma amostra do que ele é capaz e que ele não vai pensar duas vezes sobre isso.
O ataque dos Apátridas a uma base da CRG trouxe algumas consequências. O próprio CRG desenvolveu um projeto de lei conhecido como O Ato do Remendo, que visa restaurar as regulamentações de fronteira para acelerar o retorno à normalidade. O grupo liderado por Karli não quer isso, eles querem que não haja mais fronteiras entre os países. Esse ataque deixou seus objetivos mais difíceis, mas também trouxe mais apoiadores a causa deles. Eles estão se tornando maiores e mais poderosos.
Sam, Bucky e Zemo vão atrás de informações de onde será o enterro de Donya Madani. Usaram a lógica dela ser um pilar para a comunidade e que todos irão ao seu funeral, incluindo os próprios Apátridas, ainda mais se levando em conta de que Donya é mãe de Karli. Sam e Bucky não conseguem nenhuma informação justamente por ninguém da comunidade confiar neles. Zemo tem uma carta na manga e usando de métodos simples consegue a informação da boca de uma criança. Ele prefere não dizer nada para os dois, pois esse será o único jeito deles precisarem dele e que também será um trunfo para não ser entregue para as Dora Milaje.
Sam se empatiza com Karli, ele entende porque o povo a está protegendo. Antes das pessoas voltarem do Blip, todos podiam ir a qualquer lugar do mundo, tinham casas, tinham empregos e agora estão sendo privadas disso tudo. O mundo estava unido, agora não mais. A linha tênue sobre certo e errado começa a correr e nos faz duvidar um pouco sobre o que ela está fazendo. Acredito que o seu ideal é nobre, mas usando meios violentos para a sua causa a torna uma terrorista em potencial.
Sam resolve novamente pedir novamente ajuda para a Sharon Carter e ela diz que vai olhar nos satélites e ela frisa que se a Karli desaparecer não vão achar o soro até que seja tarde demais. Essa cena fortaleceu de novo a minha teoria de que ela está ligada de alguma forma com o Mercador do Poder e não me chocaria também se ela mesma fosse o Mercador. Vamos acompanhar para saber se estou certo ou não.
Antes do funeral de Donya, Karli resolve pegar os soros que estavam escondidos. Ela se indaga se o que está fazendo é o certo e seu companheiro afirma que se ela está sentindo medo de fazer é porque é o certo. A ironia fica por ele também dizer que era um grande fã do Capitão América quando era criança e sabemos o que acontece com ele ao final nas mãos do atual Capitão irônico e cruel. Karli diz que o escudo é um monumento do passado e que deve ser destruído.
Walker e Hoskins conseguem encontrar o trio Sam, Bucky e Zemo. Walker se mostra desde já bastante impaciente por terem o deixado no escuro sobre tudo o que estão fazendo. Ele quer pegar a Karli, mas Sam o convence momentaneamente que quer conversar com ela primeiro, na esperança de fazê-la mudar de ideia. Hoskins entende que pode ser uma boa tentativa.
Lemar Hoskins é o melhor amigo de John Walker e nesse episódio ele mostrou que é mais que isso, ele é parte de sua conduta moral. Tudo que ele diz Walker considera de uma forma sempre muito certa. Pode duvidar de todos, mas nunca duvida do que o melhor amigo diz. Lemar é a bússola moral de um estressado John Walker.
Sam começa a conversa com a Karli e ao mesmo tempo acompanhamos um Walker apreensivo e ansioso. Sam diz que a entende o tamanho de sua frustração, mas que essa forma que ela fazendo não é a forma certa por mais nobre que pareça ser. Cortamos para Walker novamente e vemos ele cada vez mais impaciente, e confronta o Bucky dizendo que para ele tudo é mais fácil só porque tem o soro de super soldado correndo na veia. Além da impaciência e da ansiedade podemos notar agora que ele sente por pessoas com poderes, algo que ele não possui. É um detalhe pequeno, mas é preciso mencionar a sua barba por fazer. Ela indica um homem que já está um pouco além do seu limite. Um soldado com barba por fazer é indício de que nada está indo bem com ele.
Na conversa entre Sam e Karli, ele diz que ela é uma supremacista e diz que quem afirmou isso foi a pessoa que mais entende do soro de super soldado no mundo. Ele se refere ao Zemo. Ela discorda e diz que o que está fazendo é justamente lutar contra os monstros que controlam as corporações, segundo ela, os verdadeiros supremacistas. Isso é um excelente diálogo que da margem para muitas conversas sobre o tema. Sam mostra que sua irmã está passando pelos mesmos problemas e que ele a entende por isso. Ele é a favor da sua causa, mas que é contra a forma com que ela está lutando. Quando Sam começa a convencê-la disso, Walker aparece para prendê-la e tudo desanda após isso.
Ela acha que Sam só estava tentando ganhar tempo para poderem pegá-la. Ela foge, mas Zemo consegue achá-la. Ele atira e acerta um tiro, com isso ela deixa todos os soros de super soldados caírem no chão. Zemo começa a destruir todos os soros e um companheiro de Karli a salva. Logo depois Walker consegue deter Zemo. Sendo ele a única pessoa na sala (além de Zemo inconsciente), encontra uma soro intacto e o guarda. Já sabemos aonde isso vai levar.
Após fugirem, os Apátridas se reúnem para decidir o que irão fazer em seguida. Karli recebe mais uma ameaça do Mercador do Poder pelo telefone dizendo que quer o soro de volta, se não vai acabar com todos eles. Os Apátrida têm dois inimigos: O Mercador de Poder e o Capitão América. Eles decidem resolver um problema de cada vez e que o primeiro será o Capitão América. Pretendem separá-lo de todos para que possam matá-lo no final.
Zemo novamente frisa e diz para o Sam não ter esperança na Karli, que ela já está perdida. Ele tambémdiz que não podem permitir que mais uma facção de deuses superpoderosos exista. Sam dá a resposta certeira o perguntando se não é assim que um Deus pensaria. Logo em seguida ele dá o exemplo do Bucky de que nem todos são maus.
Bucky aparece e diz que John Walker está maluco. Ele reconhece isso por ser um maluco e diz que um reconhece o outro. Ele com raiva toca no assunto de que o Sam não deveria ter doado o escudo. No meio da discussão entre os dois surge novamente o Walker e o Hoskins ordenando que entreguem o Zemo. Sam oferece argumentos para não fazer isso e quando as coisas estavam começando a esquentar entre os dois, surgem as Dora Milaje para pegar o Zemo.
Mais uma luta começa e todos eles tomam uma surra das guerreiras. Bucky tem até o seu braço jogado fora pela Ayo deixado o próprio sem entender nada do que aconteceu. Walker toma uma surra e se sente completamente humilhado, principalmente por saber que elas não usam nenhum tipo de superpoder, apenas habilidades de combate. Isso se soma a tudo de ruim que comentei sobre Walker nos parágrafos anteriores. No meio da confusão Zemo foge sem ser notado por ninguém.
Acompanhamos agora uma cena entre Walker e Hoskins em uma bate papo cotidiano. Walker pergunta para o amigo se ele tomaria o soro de supersoldado se tivesse a oportunidade. Hoskins diz que sim sem pestanejar. Walker pergunta se ele não teria medo de que o soro iria mudá-lo. Hoskins reponde de que o soro só faz ser a pessoa mais do que ela própria é. Finalmente pergunta para o amigo como seria se ele próprio tomasse o soro. Hoskins novamente responde dizendo que ele já ganhou 3 medalhas de honra de excelência no serviço mesmo sabendo que eu que fizeram para ganhar tais medalhas não foi o certo. Hoskins o faz pensar em quantas pessoas eles teriam salvado se tivessem usado o soro.
Essa foi a conversa crucial que fez Waler usar o soro. Não é mostrado em tela esse ato, mas fica implícito nas próximas cenas de ação. Walker tenta ser uma boa pessoa, mas sabemos depois dessa conversa que tem algo obscuro dentro dele. Um homem que quer fazer certo pela primeira vez na vida, mas que está vivendo no limiar do abismo. Misturando culpa de eventos passados com a responsabilidade de fazer o certo agora. Uma química prestes a explodir.
Karli liga para a irmã do Sam, Sarah. Como ela conseguiu esse telefone? Nunca saberemos. Karli entende que tem bastante em comum com Sarah, mas ainda assim faz uma ameaça a ela. Pede para ela passar um local para encontrar com o Sam e se por acaso ele a trair de novo, ela vai atrás da Sarah e de seus filhos.
Sam vai ao local de encontro junto com o Bucky. Logo ela mostra suas intenções. Ela não quer matar nem o Sam e nem o Bucky porque eles não são nada, não são nenhum símbolo e não teria nenhum significado. Entendemos que ela quer o Capitão América. Ela pede para que eles se unam a ela ou a deixem ir embora. São interrompidos com o alerta de quem John Walker está chegando e começa novamente mais uma luta entre eles. O clímax está chegando.
Walker e Hoskins entram no local e logo o melhor amigo de John some capturado pelos Apátridas. Começa o plano dos vilões de deixar o novo Capitão América sozinho. Em uma sequência de luta logo após notamos que John Walker tomou o soro de supersoldado. Agora ele consegue lutar de igual para igual contra os Apátridas e sua força aumentou de uma forma bem nítida.
Hoskins consegue se soltar e vai atrás do amigo. Walker, Sam e Bucky se encontram numa sala lutando contra os Apátridas e a cena de pancadaria é muito boa. Os vilões continuam no plano de matar o Capitão América. Um deles consegue segurá-lo para que Karli o mate. Hoskins chega e ajuda o amigo, mas é morto pela Karli. Pronto. Esse era a última gota para John Walker. Karli matou o seu melhor amigo, a sua bússola moral e sua consciência. Tudo o que ele tinha de bom se perdeu. Essa também é uma via de mão única para Karli. Ela já tinha passado a linha e agora não dá mais para voltar.
John Walker corre em fúria atrás dos Apátridas. Ele consegue encurralar um deles, justamente aquele que disse que era fã do herói quando criança. Walker é implacável e usando o escudo mata o vilão em plena praça pública. Todos estão vendo. Muitos filmando a cena com seus celulares. “O Mundo Está Vendo”, já dizia o nome do episódio.
A cena final de John Walker segurando o escudo todo ensanguentado é muito marcante. Digna de figurar por aí por bastante tempo. Assim temos um final de episódio pesado e que dita uma grande mudança nos rumos dos personagens. A imagem do Capitão América foi manchada e parte dessa culpa vai cair em cima de Sam, ele nunca deveria ter doado o escudo. Steve Rogers o escolheu por um motivo, ele tem os ideais certos, ele é o sucessor digno.
Já fico ansioso para o próximo capítulo.
Dora Milaje
Zemo sumiu e as guerreiras de Wakanda certamente ainda aparecerão na série. Elas são mais um jogador nesse tabuleiro. A aparição delas na série vai recair muito sobre o Bucky, afinal, Wakanda ajudou o nosso Lobo Branco a se livrar da lavagem cerebral. Querendo ou não, ele tem uma dívida com o país, ainda mais com Ayo que o ajudou diretamente com isso. Ela se mostrando decepcionada com ele diz que Bast o condena, no mesmo momento que ela tira o braço dele fora. Bast é a Deusa pantera, cultuada pelos wakandanos.
El Chapo
Zemo sumiu e Sam comentou que ele deu uma de El Chapo. Ele foi um dos maiores traficantes da história e já conseguiu escapar duas vezes da prisão. A última fuga dele foi semelhante a mostrada na série. Ele fugiu cavando um túnel no banheiro.
John Walker e o soro do super soldado
Enfim ele tomou o soro, só não foi como eu previ. Tinha dito que seria através do Mercador do Poder, mas não foi. Não diretamente pelo menos. Como o soro acaba aumentando o que a pessoa é, capaz de vermos um Capitão América muito mais maluco do que vimos no final desse episódio. Acredito que ele será o grande vilão da série e será derrotado pelo Sam, mostrando assim que o escudo tem que ser dele.
Fico triste pelo personagem, pois é claro que ele só quer ser o melhor para todos, mas a sua índole de soldado de guerra acabou o corrompendo. Para se tornar vilão basta só ter o pior dia da sua vida.