Titanic
Filme que foi indicado a 14 Oscars e que faturou 11 deles na sua conta, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Diretor e rapando quase tudo nas premiações técnicas. Afinal, Titanic ainda é um filme bom ou será que o tempo o deixou datado? Já vou adiantar e dizer que continua excelente.
Sinopse: “Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.”
Esse é daqueles filmes que quando passa na TV, eu paro o que estiver fazendo para vê-lo, mas já fazia um bom tempo que não o assistia. Resolvi ver de novo e não me arrependi, são 3h14 que passam rapidamente e nem sinto. Quando ele começa já sinto aquela emoção de tudo o que vou vivenciar de novo. Fico impressionado de como ele envelheceu bem e como ainda é incrível em todos os aspectos. A história é bonita e extremamente comovente (se você não chorar com ele, está morto por dentro), assim como os seus aspectos técnicos que são incríveis e ainda me pergunto como determinadas cenas foram filmadas.
Algumas cenas são tão clássicas que foram repetidas a exaustão mundo afora que as deixam um pouco bregas. Como exemplo posso citar as cenas em que Jack, vivido por Leonardo DiCaprio, grita “I’m the king of the world”, e quando Rose, vivida por Kate Winslet diz “Jack, I’m flying”. Muito bregas hoje em dia, mas muito lindas no seu devido lugar. Por falar em Leo e Kate, tenho que dizer que é um excelente casal, mesmo ela parecendo bem mais velha que ele. Posso dizer sem medo que é um dos melhores do cinema.
Me diga como você aguenta segurar o berreiro quando toca a música tema de Titanic eternizado na voz de Celine Dion? “My Heart Will Go On” tocou tanto em todos os lugares que chegou a enjoar, mas não podemos omitir o poder que essa música nos traz. Tão linda que também conquistou o Oscar de melhor canção e de quebra o de Melhor Trilha Sonora criada por James Horner. A trilha que também é sensacional e que nos leva direto ao navio assim que escutamos.
Além de ser puro entretenimento, ele ainda nos mostra a cerne do ser humano. Esse drama baseado na verdadeira história do Titanic que afundou em abril de 1912 nos ensina como a arrogância humana pode encontrar seu fim de forma trágica, levando assim tantas vidas inocentes. Se não fosse essa gana e prepotência de ser o maior e mais rápido navio do mundo, muitas vidas poderiam ter sido salvas e viraria manchete somente por seu feito e não pela sua tragédia.
O longa ainda vale muito e é item obrigatório no seu currículo cinematográfico. Se você nunca viu, digo sem culpa que você está errado. Se já viu e não gostou, serei obrigado a dizer que você está errado. Se nunca viu, você ainda pode reparar esse erro assistindo o mais rápido possível.