Hollywood – Netflix
Em “Era Uma Vez em Hollywood”, Quentin Tarantino nos mostra todo seu amor pelo cinema. Com algumas licenças poéticas, ele utilizou personagens e acontecimentos da vida real para nos dar um retrato dos anos 70 e modificou os fatos, tornando o final da história mais feliz. Ryan Murphy criador de várias séries de sucesso como “American Horror Story”, “Feud”, “Glee”, “911”, dentre outras, utilizou a mesma premissa que Tarantino, dadas as devidas proporções que separam cinema de uma minissérie da Netflix.
“Hollywood” conta a história de pessoas que sonham em crescer dentro da indústria cinematográfica racista, machista, xenófoba e homofóbica da década de 40. Murphy dá a sua cara a história, focando bem nesses preconceitos, e esquecendo a outra parte da história que acontecia com homens brancos e héteros. Temos alguns exageros já que apesar de sabermos que muitos poderosos faziam e fazem o famoso “teste do sofá”, obviamente nem todos eram pervertidos sexuais que praticavam tal ato, porém na série de Murphy eram praticamente todos.
A série foi criada por Ryan Murphy e Ian Brennan. A dupla nos dá um retrato de uma realidade bem triste onde os sonhos morrem, para depois nos dar uma alternativa de como tudo poderia ter sido diferente, como o curso da história poderia ter sido mudado se um pequeno grupo fosse ousado o suficiente para isso no final dos anos 40. Infelizmente na vida real as coisas demoraram bastante para mudar e até hoje não chegaram ao ideal igualitário. Só em 1963 que o ator negro Sidney Poitier ganhou o Oscar.
É uma série pesada que irá incomodar os mais conservadores mas é lindíssima em seu estilo de conto de fadas. Murphy lançou mão de personagens reais como Rock Hudson (Assim Caminha a Humanidade), Hattie McDaniel (vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante por “E O Vento Levou”), Vivien Leigh (“E O Vento Levou”).
Um conteúdo obrigatório para os amantes de Hollywood que gostariam de ver um cenário igualitário para mulheres, negros e comunidade LGBTQ+. Outro motivo para assistir é o elenco composto por vários conhecidos do público como Jim Parsons (The Big Bang Theory), Dylan McDermott (American Horror Story), Holland Taylor (Two and a Half Man), Mira Sorvino (Romy e Michele), David Corenswet (The Politician) e Queen Latifah (Chicago)