Predadores Assassinos
Ao assistir a um longa deste tipo, não há como não lembrar do maior e melhor de todos os tempos, “Tubarão” do diretor Steven Spielberg. Usando o recurso de quase não mostrar o monstro e com duas notas compondo a trilha sonora, foi criado um vilão sanguinário que nos causou pavor. Em “Predadores Assassinos”, o diretor Alexandre Aja (Piranha 3D )presta uma homenagem a Spielberg aproveitando seu recurso nas primeiras cenas do filme, que acabam sendo as de maior tensão. Sabemos que a criatura está ali, podemos sentir sua presença mas não a vemos até que é tarde demais para os personagens.
Sinopse: “Uma mulher e seu pai ferido ficam presos pelas águas da enchente em sua casa durante um furacão. Com a tempestade aumentando, eles logo descobrem uma ameaça ainda maior do que a água: um ataque implacável de um bando de jacarés gigantes.”
Para embarcar em uma aventura cinematográfica, é preciso acreditar naquele universo. Aqui não está em questão se os fatos narrados são todos possíveis, e sim a imersão que o filme nos causa. Para tentar sobreviver aos predadores, pai e filha precisam fazer todo o possível e o impossível, logo, nossos protagonistas mais parecem saídos da família MacGayver, e que bom que foi feito assim.
Basicamente, a produção se passa toda na antiga casa da família. Onde pai, filha e cachorra estão presos a mercê dos terríveis monstros. Há aqui uma inteligente metáfora. Os pais acabaram de se divorciar e a filha os ressente por isso. Mas como o pai revela em determinado momento, o casal estava “preso” por conta das filhas e ao sair de casa passam a ter uma nova chance para viver. Não é coincidência que pai e filha acabem presos na mesma casa tentando escapar, sobreviver e só assim, conseguem resolver seus problemas íntimos.
Este terror, nos faz sentar na beira da cadeira desesperados, roendo as unhas e até mesmo os mais ambientados ao gênero podem tomar sustos tamanha a imersão que nos é proporcionada. A protagonista,Haley, é interpretada brilhantemente por Kaya Scodelario (filha de pai britânico e mãe brasileira) de “Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar“.