Sleeping Beauties – Crítica à Masculinidade Tóxica
Uma sabedoria popular diz que nós só damos valor depois de perder. Seja uma pessoa, um trabalho ou o que for, muitas músicas de MPB e poemas tratam do assunto. Misturando esta premissa, mistério e uma crítica ao machismo, o consagrado Stephen King e seu filho Owen nos trazem o maravilhoso, “Sleeping Beauties” (Belas Adormecidas).
Dizem que não se deve julgar um livro pela capa, mas foi exatamente esta que me ganhou. Eu li em inglês, mas a editora “Suma de Letras” tem sua copia traduzida nas livrarias. Este romance narra as desventuras dos moradores de uma cidade pequena. Um dia as mulheres do mundo todo começam a cair em sono profundo, envoltas em um tipo de casulo e não acordam mais, estudiosos não sabem o que é e por isso apelidam o acontecido de “Aurora” em alusão a Bela Adormecida.
Os autores nos dão um ótimo retrato de como seria o mundo sem as mulheres, como os homens sucumbiriam aos seus instintos mais primitivos de agressividade, desespero e destruição. Sem falar que, sem mais ou menos metade da população mundial, há um verdadeiro apocalipse. Funcionárias de varias profissões não estão mais lá para cumprir suas funções, inclusive a xerife da cidade.
Em determinado momento, somos apresentados a Evie Black, uma mulher misteriosa, com poderes sobrenaturais que parece ser a chave de todo o mistério, já que é a única que pode dormir e acordar quando quiser. Alguns homens a temem a ponto de quererem matá-la, outros, querem protegê-la para ter sua ajuda.
Já em uma realidade paralela somos levados a “Our Place” (Nosso Lugar), um mundo alternativo onde as mulheres acordam, sem a presença dos homens. Embora muitas sintam saudades dos pais, filhos, irmãos, maridos e amigos, elas vivem em perfeita harmonia. Temos aqui um contrastaste gigante, em um mundo só de mulheres, elas vivem felizes, ajudando umas as outras, protegidas da masculinidade tóxica de grande parte dos homens, já no mundo de homens eles sucumbem sem a presença das mulheres.
Um livro bem grande, de difícil digestão, mas que com certeza vale o seu tempo e um lugar na sua estante. Alguns sites divulgaram que será feita uma série de TV baseada na história, aguardo ansiosamente.