13 Reasons Why (1 temporada)
Sendo talvez uma das séries que gerou mais polêmica nos últimos tempos, 13 Reasons Why trouxe para a discussão um tema que por muito tempo o mundo não conseguiu compreender: o suicídio. A série aborda não somente o ato em si, mas também todos os fatores que o levam a acontece.
A história é narrada por Clay Jensen (Dylan Minnette) que ao voltar para casa, no que parece um dia comum, encontra em sua porta uma caixa embrulhada. O jovem pega a caixa, sobe para seu quarto, abre e encontra 7 fitas cassete cujos lados estão numerados de 1 a 13. Encontra um toca fitas e insere o lado de número 1 para tocar.A primeira revelação da história começa aí. Quando aperta o play, Clay ouve a frase famosa da série:
“Oi, é a Hannah. Hannah Baker. Não ajuste seu… seja lá o que estiver usando para ouvir isso. Sou eu, ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno, sem bis e, dessa vez, sem atender a pedidos. Pegue um lanche. Acomode-se. Porque eu vou contar a história da minha vida. Mais especificamente, por que minha vida terminou. E se você está ouvindo essa fita, você é um dos porquês. “
É Hannah Baker (Katherine Langford), apresentada para nós primeiramente somente em forma de áudio. Uma jovem inteligente e bonita que cometeu suicídio alguns dias antes de Clay encontrar as fitas. Uma grande jogada é feita no visual de 13 Reasons Why: a fotografia e cores das cenas mudam conforme o tempo. Quando são os dias atuais, após a morte de Hannah, a filmagem aparece num tom azulado, mais escuro, levemente depressivo. Só que até então, essa era apenas a realidade do que víamos. Com a entrada de Hannah na história, momentos de flashback da memória de Clay e de outros personagens posteriormente, a história ganha vida, cores, um tom mais amarelado que mostra como os dias eram melhores do que agora.
Apenas um pequeno adendo, os atores Dylan Minnette e Katherine Langford dão um show à parte na série. A Netflix acertou em cheio na escolha do elenco. Dylan já participou de diversas séries conhecidas quando era ainda mais jovem tais quais Nikita, Law & Order, Lie to me, Medium, Lost, Supernatural, The Mentalist, Prison Break e até mesmo Dreak & Josh. Com certeza, depois de 13 Reasons Why as pessoas irão rever e reconhecê-lo. Já Katherine que não é americana, nascida na Austrália, não teve muitas participações nas películas que conhecemos, mas sua atuação aqui tem um destaque tão grande que gerou a ela a indicação ao Globo de Ouro de 2017.
Ao ouvir a fita, Clay se desespera com a mensagem inicial de Hannah. A jovem havia se matado e ele era um dos motivos pelo qual isso aconteceu. A cabeça dele vai à loucura e passamos a assistir a série em dois tempos, o presente e o passado. O rapaz não se conforma com isso e nos é revelado que ele tinha um sentimento pela moça, o que deixa o drama da história mais interessante.
Outros personagens nos são apresentados, destaque para Tony (Christian Navarro), amigo de Clay e que ajudará o jovem a entender melhor a história das fitas. Ressalto também o papel da mãe da Hannah, apresentada para nós como Mrs. Baker (Kate Walsh) pois a sua personagem possui a carga emocional de representar a dor dos familiares após uma perda dessas.
Dito isso, a trama irá apresentar os motivos pelos quais a jovem Hannah resolveu cometer suicídio e principalmente a forma como ela pedia ajuda e não foi vista. Tudo poderia ter sido diferente. A vida de muitos personagens muda em virtude do ato de Hannah, mas este foi o último pedido de socorro. Serão 13 episódios, cada um contando um porquê, obviamente o Clay ouvindo cada fita por vez. A dor sentida em cada fita fica evidente, a ambientação da série te faz sentir junto ao Clay suas dores. Possivelmente arrancará algumas lágrimas dos telespectadores mais envolvidos.
Se você não viu ainda e está com medo de ser um drama maior do que pode suportar, acredito que a mensagem mais bonita da série é o amor e como ele pode salvar vidas. O romance de Clay e Hannah é algo emblemático e faz pensar como seria uma linda história se isso tudo não tivesse acontecido. A segunda temporada já está disponível na Netflix, mas essa aí ficará para outra resenha. Você já assistiu 13 Reasons Why? Gostou? Conta pra gente!