13 Reasons Why (2 Temporada)

Se você chegou até aqui é porque não desistiu na primeira temporada dessa série. Caso não a tenha visto, clique aqui e leia sobre ela. Não prossiga caso não tenha visto a primeira parte, pois os parágrafos abaixo contém spoilers sobre ela.

Quando pensamos que tudo acabaria bem com o ato heroico de Clay Jensen (Dylan Minnette) ao conseguir fazer com que Bryce (Justin Prentice) confessasse que estuprou Hannah Baker (Katherine Langford) – com certeza o motivo mais forte dos 13 que fez a jovem cometer suicídio –  infelizmente não foi o suficiente para a história ter um fim.

A trama da segunda temporada de 13 Reasons Why se passa numa atmosfera de tensão. A mãe de Hannah, Mrs. Baker (Kate Walsh) está processando a escola por não ter dado a devida atenção à sua filha e não ter visto tudo que foi relatado por Hannah nas fitas. Como foi visto na última temporada, Clay entrega as fitas ao diretor da escola, Mr. Porter (Derek Luke) e Tony (Christian Navarro) entrega uma cópia em pen drive aos pais de Hannah. Com isso a briga jurídica está armada.

Clay tenta seguir uma vida normal e dá início a um relacionamento com Skye Miller (Sosie Bacon), porém logo no início da temporada ele vê Hannah no lugar de Skye quando está em momentos íntimos com a jovem. Isso mostra que ele ainda não esqueceu a história com Hannah, o que se torna ainda mais simbólico quando o rapaz resolve fazer uma tatuagem. A personagem Skye tem muitas tatuagens e Clay resolve fazer uma também. Ele escolhe o símbolo de ponto e vírgula “;” muito famoso na vida de pessoas que tem algum tipo de proximidade com suicídios. Assim como o ponto e vírgula, a tentativa de suicídio representa aquilo que poderia ter sido o fim, mas que por algum motivo não foi e a história seguiu em frente. Por isso muitas pessoas que sobreviveram à tentativa de suicídio usam esse símbolo para lembrar do novo começo. Ao tentar fazer o símbolo do ponto e vírgula, o tatuador faz a vírgula e quando iria começar o ponto, Clay desmaia, não conseguindo concluir a tatuagem. Ora, que bela simbologia os autores da série nos dão, a história até ali não tinha acabado, apenas começado.

Voltando para a casa dos Jensen, Clay começa a ver Hannah, não é uma memória normal como na temporada passada. Agora ela de fato aparece para ele. A história se torna mais interessante quando Hannah começa a interagir e tudo parece uma loucura. Ninguém além de Clay consegue ver e falar com Hannah, mas ela está ali, revelando ao rapaz coisas que não se sabia da primeira temporada.

Clay encontrará fotos que irão mostrar eventos similares ao que aconteceu com Hannah. Tal como as fitas, o mistério dessa temporada são as fotos. Quem as tirou? Quem eram as pessoas que estavam no momento? Quem está entregando as fotos?
Em paralelo a isso começará a tentativa de Alex (Miles Heizer) de lembrar o ocorrido. A primeira temporada termina com o personagem se dando um tiro na cabeça. A tentativa de suicídio não deu certo e agora Alex não lembra o porquê disso, só uma vaga lembrança de que tinha algo importante a ver com Hannah.

clay

O fim dessa temporada é algo incrível no que diz respeito ao ciclo Hannah Baker, emocionante e uma lição de amor. Porém nem tudo serão flores para os outros alunos e coisas terríveis acontecem deixando o gancho para a terceira temporada. Possivelmente não veremos mais Hannah, até mesmo a atriz já falou sobre isso. O ciclo fechou bem. Muitas emoções para a próxima temporada. E você? Assistiu 13 Reasons Why? Conta pra gente!