Mauro Shampoo, Loki, Dossiê Jango e Cássia
Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem:
Foi um curta-metragem dirigido, escrito e produzido por Paulo Henrique Fontenelle em 2006. O documentário foi com certeza um marco na carreira do documentarista.
Indicado e vencedor de prêmios por: Academia Brasileira de Cinematografia, Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens pelo júri popular, FAM, Festival De Cinema de Bruxelas, Festival Latino Americano de Cinema Independente de São Petersburgo, Goiânia Mostra de Curtas pelo júri popular, Grande Prêmio Brasil de Cinema, Festival Guarnicê do Maranhão, Mostra de Cinema de Tiradentes e Cinefoot.
Sinospe: “Jogador do Íbis, cabeleireiro e homem. O único no Brasil. Mauro Shampoo às suas ordens.” É assim que Mauro Shampoo atende o telefone em sua barbearia. O curta narra a história desse personagem, ex-camisa 10 do Íbis Sport Club – o pior time do país.
O curta pode ser assistido na integra no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=J3NlWOVA5FY
Loki – Arnaldo Batista (2008):
É um documentário biográfico em longa metragem produzido pelo Canal Brasil e também dirigido, escrito e editado por Fontenelle. Sobre o cantor líder da banda “Os Mutantes”, Arnaldo Batista. O filme conta com depoimentos de grandes celebridades como Tom Zé, Gilberto Gill, Lobão, Nelson Mota e até Kurt Cobain.
O longa ganhou o prêmio de Melhor Documentário pelo júri popular no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sinopse: Documentário biográfico sobre a vida e a obra de Arnaldo Baptista, que foi o líder e fundador da banda Os Mutantes, uma das bandas brasileiras mais conhecidas e também parte fundamental do movimento conhecido como Tropicália. Os altos e baixos do grupo, a saída de Rita Lee.
Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pj6U26Rg7Xw
Dossiê Jango (2013):
Este foi muito provavelmente o filme de maior sucesso da carreira de Paulo Henrique Fontenelle até hoje. Contando a historia de um dos presidentes de menor mandato do país. Quem não quer saber mais de João Goulart, já que aprendemos tão pouco sobre ele nas aulas de história¿
As pesquisas e filmagens para que o projeto fosse finalizado duraram cerca de três anos. “Dossiê Jango” ganhou o prêmio de melhor documentário do Júri Popular no Festival do Rio 2012 e o de melhor longa-metragem também pelo Júri Popular na Mostra Tiradentes de Cinema.
Sinopse: João Goulart havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964. Depois do fato, o ex-presidente se refugiou na Argentina, onde morreu em 1976, quando estava planejando voltar ao Brasil. Imediatamente após a morte de João, ele foi enterrado, assim deixando as circunstâncias de sua morte no país vizinho sem muitas explicações até atualmente. Hoje em dia, acredita-se que foi um assassinato premeditado. Dossiê Jango traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil.
O filme está atualmente em cartaz no “Canal Brasil”, mas também pode ser visto no Youtube em sua integra:
Cássia(2014 ):
Este emocionante documentário sobre à vida de um dos maiores ícones da música brasileira, mostra a saudosíssima cantora Cássia Eller como artista e na vida pessoal. Contando com grandes sucessos musicais da cantora e entrevistas maravilhosas.
Foi escolhido melhor documentário pelo voto popular na 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Sinopse: Um dos grandes nomes da música brasileira, Cássia Eller marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001. Um filme sobre a cantora, a mãe, a mulher que expôs sua vida pessoal e rompeu barreiras, deixando um belo legado social e artístico.
Confira o “teaser” do filme: https://www.youtube.com/watch?v=I8NIPCARSO8
por Luciana Costa