O Jogador N° 1

INCRÍVEL, ESPETACULAR, EMOCIONANTE! Esses são os adjetivos que uso para definir essa obra- prima. Será que estou exagerando? Bem provável que sim, mas não posso esconder toda a minha felicidade por ter visto um filme que de certa forma me faz homenagem. Não a mim diretamente, mas a todos os fãs nerds que conhecem e admiram cultura pop do mundo inteiro. Fãs de videogames como o Atari até os mais novos lançamentos de jogos como Overwatch. Fãs de filmes como Curtindo a Vida Adoidado até filmes de heróis da DC como Batman e Superman. Esse filme é feito para nós. Baseado no livro escrito por Ernest Cline, temos aqui uma verdadeira miscelânea de tudo o que mais nos empolga no universo nerd.

Sinopse: “Em 2044, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.”

O filme é basicamente todo sobre easter egg. Quem nunca foi ver um filme de herói e ficou procurando referências de outros personagens em tela? Além do grande prêmio das missões do longa ser um easter egg, nós ficamos o tempo todo buscando todas essas referências a cultura pop que tanto amamos (tornando isso quase um exercício de metalinguagem). Isso se torna um algo muito a mais. Se eu for analisar com frieza, acabarei notando que é um filme de aventura comum como todos os outros já vistos. Mas como ele foi feito para mim, eu consigo ver um filme de aventura maravilhoso como nunca foi feito antes. Com tantas homenagens a nossa infância e até mesmo vida adulta que não consigo enumerar.

É tanta referência que se torna impossível enumerar todas elas aqui, mas posso citar algumas rapidamente como o gigante de aço, o delorean de De Volta para o Futuro, a moto do Akira, o Chucky de O Brinquedo Assassino, Jason de Sexta Feira 13, o robô Gundam da famosa franquia de animes, personagens do jogo Street Fighter e Mortal Kombat, homenagens mais do que claras a filmes dos anos 70 e 80 como O Iluminado e Clube dos Cinco, e acredite, não devo ter enumerado 1% de todas as referências. Lembrando também que tudo o que eu falei está nos trailers.

Posso também vir falar de como Steven Spielberg (Contatos Imediatos do Terceiro Grau) é um gênio, mesmo achando que ele deu umas derrapadas ultimamente, mas quem não erra não é mesmo. A sua forma de prender o espectador e ainda assim fazer cenas maravilhosas que te façam estar junto com os personagens principais é incrível. Como exemplo posso citar a cena da corrida e a cena da boate que são lindíssimas e com tantos detalhes que mesmo pausando não conseguiria notar tudo.

Só o tempo dirá se ele será um clássico, mas para mim ele já o é. Perdi as contas de quantas vezes me arrepiei e vibrei vendo essa coisa linda. Já fazia um bom tempo que não saía tão feliz e empolgado do cinema doido para falar com todos os amigos o quanto esse filme é bom. Muito recomendado para o fã de cultura pop, seja ela fã de cinema, séries, animes, jogos ou de todos como eu. As pessoas leigas no assunto até podem gostar, mas certamente não irá se divertir tanto quanto eu me diverti.