Você não estará só
“Você não estará só”, é um filme de terror diferente dos que estamos acostumados. Sua produção é uma união entre três países, sendo dois de língua inglesa (Austrália, Reino Unido e Sérvia), mesmo assim, ele é falado no idioma da Macedônia. Muito mais do que terror, é um filme experimental, introspectivo, com falas tocantes. O elenco de peso conta com um nome bastante conhecido do público, Noomi Rapace (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres), seus momentos em cena são importantíssimos, porém, duram pouco. O diretor e roteirista Goran Stolevski teve muita sensibilidade ao conseguir ilustrar o tão comentado “lugar de fala”, mesclado com terror de cenas viscerais e sanguinolentas.
A trama se passa na Macedônia do século XIX, onde existe a lenda da Maria Solteirona, uma bruxa que foi queimada na fogueira e passa a vida bebendo sangue de bebês. Quando uma mãe desesperada vê sua filha ser levada pela bruxa ela propõe o pacto de que a bruxa espere até que a menina complete 16 anos e a adote. A menina, Nevena, cresce escondida em uma caverna isolada do mundo, até o dia de ser levada pela bruxa e conhecer o mundo.
O longa faz referência à “A Bela Adormecida”, uma vez que existe uma bruxa e uma maldição que só se concretiza aos 16 anos. E sua atmosfera, faz lembrar “A Bruxa” de Robert Eggers. O que torna tudo muito interessante é que Nevena narra tudo através dos seus olhos, mas ela nunca fala. E vai encontrando pessoa no caminho, as quais consegue tomar seus corpos e suas identidades e assim ir descobrindo na pele como é ser mulher numa sociedade machista, ser homem, ser criança, animal e até mesmo mãe e esposa.