Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho
Esse final de ano a Globoplay lançou o documentário que é capaz de manter colados no sofá mais espectadores que todas as novelas dos últimos anos juntas. Tramas, reviravoltas e mortes suficientes para deixar Tarantino de cabelo em pé! “Vale o escrito” conta a história (e atenção que escrevo com a letra H) das famílias ligadas ao jogo do Bicho no Rio de Janeiro.
Começando com a cúpula que inicia antes dos anos 70 seguimos até hoje com a chamada Nova Cúpula, dos quais os participantes são suspeitos por inúmeras mortes, inclusive do assassinato da vereadora Marielle. Entre os nomes dos contraventores estão os maiores bicheiros como Anisio e Capitão Guimarães ,da velha guarda, até Bernardo Bello e Rogério Andrade, todos patronos de escolas de Samba.
Narrado por Pedro Bial, dirigido por Ricardo Calil e Felipe Awi, os fatos e entrevistas que parecem ter saído de uma peça de Nelson Rodrigues, fazem o espectador não conseguir parar de assistir nem por um minuto. É assustador, eletrizante e mais do que isso, de extrema importância para que possamos entender como a cidade do Rio de Janeiro chegou aonde está. Carnaval, traições, sangue e suor, fazem de “Poderoso Chefão” “água com açúcar” perto deste documentário arrepiante.