Terror – 10 Imperdíveis
O gênero é um pouco controverso, já que muitos amam, outros tantos detestam e há quem tenha verdadeiro pavor até de ouvir falar. Como alguns de nós aqui no Cinematizando somos muito fãs, elaboramos para vocês uma lista com títulos de terror mais voltados para o sobrenatural que consideramos imperdíveis. Alguns são de conhecimento comum, outros mais lado B, mas se você curte o estilo, garanto que vai adorar conferir todos os que ainda não viu.
1- Rose Red – A Casa Adormecida (2002)
Sinopse: “Joyce Reador (Nancy Travis) é uma professora de parapsicologia da Universidade de Beaumont que, apesar de sofrer uma enorme pressão contrária do seu chefe, o professor Carl Miller (David Dukes), decide descobrir toda a verdade sobre Rose Red, uma mansão construída no início do século XX por John P. Rimbauer, um magnata do petróleo que deu a casa de presente para Ellen, sua esposa. Ellen aumentou e controlou a casa com mão de ferro até 1950, quando sumiu misteriosamente, o que também já tinha acontecido com April, sua filha, mas a casa continuou “crescendo por conta própria”. Há alguns anos nada acontece na mansão, então Joyce contrata uma equipe de seis paranormais, cada um com uma habilidade específica, para explorá-la. Entre eles destaca-se Annie Wheaton (Kimberly J. Brown), uma garota de 15 anos cujos dons psíquicos são tão poderosos que a excluem do mundo “normal”. Joyce pretende usar os talentos do grupo para tentar “despertar” esta “casa adormecida”, mas acontecem coisas fora do previsto e a situação cada vez foge mais do controle.”
Motivo: Apesar de alguns não o considerarem um filme, por ele ter 4 horas de duração e ter sido lançado como um telemovie em três partes, não poderia deixar de ser o primeiro nome na minha lista. Não gosto de filmes demorados, pois normalmente tem muita enrolação, o que não é o caso desta obra de Stephen King. O longo tempo decorrido é o que leva o espectador a sentir-se dentro daquela casa tenebrosa. Eu que costumo até dormir assistindo filmes deste gênero, até hoje não tive coragem de assisti-lo sozinha. Quer um plus? A atriz Nancy Travis é conhecida por seus filmes em comédias, ela é a mãe em “Três solteirões e um bebê”. E além disso também vemos Melanie Lynskey, a Rose de “Two and a Half Man”.
2- A Hernaça Valdemar / O Legado Valdemar (2010)
Sinopse: “Luisa Llorente, perita em tributação de construções antigas, se mudou para a misteriosa mansão Valdemar para coordenar um inventário de posse de bens, e desapareceu. Maximilian, presidente da companhia que Luisa trabalha, contrata os serviços do detetive Nicholas Tramel para encontrá-la. Mas esse não é o primeiro desaparecimento!”
Motivo: Estes são um filme e uma continuação, mas acho válido serem colocados juntos. Este terror espanhol não é só cheio de ambientes sombrios, como também contém uma história incrivelmente bem amarrada. O nome pode parecer bobo, mas de boba a trama não tem nada. Vemos objetos tenebrosos, fantasmas, sessões espíritas e muito mais.
3- O Orfanato (2007)
Sinopse: “Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido Carlos (Fernando Cayo) e seu filho Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto à medida que os contos ficam mais estranhos Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.”
Motivo: Este filme, que também é espanhol tem uma das crianças mais assustadoras já encontradas no cinema. E acredite, depois de assistir “O Orfanato”, você nunca mais verá algumas das brincadeiras da sua infância com os mesmos olhos.
4- Boneco do Mal (2016)
Sinopse:”Greta (Lauren Cohan) é uma jovem americana que aceita um trabalho como babá em uma pequena vila inglesa. Porém, o garoto de 8 anos de quem ela tem que cuidar é, na verdade, um boneco de quem o casal cuida como se fosse um menino de verdade, como uma forma de lidarem com a morte do filho, ocorrida 20 anos antes. Após violar uma lista de regras do garoto, uma série de eventos inexplicáveis transformam a vida dela em um pesadelo”
Motivo: O filme envolve a ideia do sobrenatural, um romance que começa a fluir, personagens bizarros e um trauma causado por um relacionamento abusivo. Um alerta: “Se você for boa com Bertram ele será bom com você.”
5 – Ouija – A Origem do Mal (2016
Sinopse: “O que começa como uma farsa para arrancar dinheiro de clientes céticos, se torna um terrível pesadelo quando Doris, a caçula da família, é possuída por espíritos malignos.”
Motivo: Este não é uma continuação do filme “Ouija”, na verdade eles nem mesmo são do mesmo autor ou diretor. Garanto para você vários sustos e uma história inteligente, arrepiante e bem amarrada. Com certeza o melhor filme do gênero dos últimos anos. Ao jogar, tenha em mente as regras do jogo!
6 – A Morte do Demônio (2013)
Sinopse: “Mia é uma viciada em drogas que, para vencer seus demônios pessoais, vai com seu irmão David, a namorada do irmão, Natalie, e os amigos de infância Olivia e Eric até uma cabana rústica, que pertence à família. Assim que chegam, descobrem que a cabana foi invadida e que o porão parece uma espécie de altar, rodeado por animais mumificados, onde a descoberta de um Livro dos Mortos invoca forças demoníacas. A presença do mal os possui até que apenas um é deixado a lutar pela sobrevivência.”
Motivo: Algo novo no gênero, finalmente! Um final surpreendente e um diretor que tem nos encantado recentemente, Fede Alvarez.
7 – Espíritos – A Morte ao Seu lado (2004)
Sinopse: “Thun (Ananda Everingham), um jovem fotógrafo, e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais, em Bangkok. A partir de então Jane passa a ser atormentada por estranhos pesadelos, enquanto que Thun nota que em suas fotos aparecem estranhas figuras, parecidas com fantasmas. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais. Paralelamente os melhores amigos de Thun começam a morrer, um a um, de forma misteriosa.”
Motivo: Te deixa curioso do começo ao fim, e por falar em fim, este é para não conseguir dormir.
8 – O Chamado (2002)
Sinopse: Rachel Keller (Naomi Watts) é uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela percebe a relação da morte dela e de várias outras mortes com um estranho vídeo, que faz com que todas as pessoas que o assistam morram exatamente sete dias depois. Intrigada com a história, ela agora precisa descobrir um meio que impeça que a profecia se realize, já que ela e seu filho assistiram ao vídeo.
Motivo: Este é batido, e muito provavelmente todo mundo já viu, mas tinha que ser incluído. Quando parecia que nada mais ia surgir de novo no mundo do terror, em 2003 foi lançado este longa com uma garotinha assustadora como vilã e utilizando de duas dois que nós todos tínhamos medo quando crianças, o chiado quando a TV saia do ar e ligações ameaçadoras na linha discada.
9 – Voo 7500 (2014)
Sinopse: “Um voo sai dos Estados Unidos em direção ao Japão. Durante as dez horas de voo, os passageiros pensam como se distrair. Até perceberem uma presença estranha e sobrenatural dentro do avião. Em pouco tempo, fenômenos estranhos ameaçam a vida de todos os passageiros e tripulantes.”
Motivo: Mortes aparentemente inexplicáveis em um lugar onde não há como sair. É criado um clima de suspense do início ao fim, e nada nunca é o que parece. Quando até as aeromoças demonstram pânico, é melhor ter medo.
10 – Deixa ela entrar (2008)
Sinopse: “Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.”
Motivo: Uma obra sueca, curiosa, envolvente, misteriosa e mais voltada para o terror psicológico, apesar de conter o sobrenatural. Em 2010, foi lançado um remake americano chamado “Deixe-me entrar”, apesar da trama ser igualmente boa, este não convence, pois a personagem que deveria ser assustadora é interpretada pela linda e doce, Chloë Grace Moretz.
P.S: Alguns títulos maravilhosos não foram acrescentados a lista, como: “O Exorcista”, “O Bebê de Rosemary”, “O Iluminado”, dentre outros, por serem extremamente óbvios.
Por Luciana Costa