Não Olhe Para Cima

Não é de hoje que vários cineastas inserem importantes críticas à sociedade em filmes cômicos. “Não olhe para cima” é mais um com toque especial. Os temas são vários e muito atuais, colocados de forma inteligente e intercalados com sátiras e cenas engraçadas, o que  separa o filme dos mais sensacionalistas e apelativos.

Na trama dois cientistas Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DeCaprio) descobrem um meteoro gigante que irá colidir com a Terra em seis meses e promete acabar com a vida no planeta. Eles tentam alertar as autoridades para que a NASA tente explodir o cometa evitando que ele caia na Terra, o problemas é que muitos não querem acreditar e preferem abafar a notícia.

 

Claramente, temos criticas ao comportamento atual onde todos dão mais importância a likes e seguidores do que à vida real. Além disso, são inseridos assuntos como negacionismo, polarização e o questionamento de que o ser humano com sua busca desmedida por lucro vai acabar destruindo o planeta.

Os personagens vêm de forma caricata, mas ainda assim, parecem totalmente verídicos dadas as devidas proporções. Contamos com a direção de Adam McKay, que começou sua carreira com comédias como “ O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy” estrelado por Will Ferrell, passando por aventuras como “O Homem Formiga” e ganhou notoriedade enveredando   para temais mais polêmicos que lhe renderam indicações ao Oscar como “A Grande Aposta” e “Vice”.

Com um elenco de peso composto por Meryl Streep, Leonardo Decaprio, Jennifer Lawrence e Timothée Chalamet, o longa que foi lançado diretamente em streaming tem cara de Oscar.