Atypical

Quando a Netflix começou a produzir suas próprias séries de comédia como “Orange is the new black” (2013) e “The Ranch” (2016), foi acusada de não saber o que é comédia, já que ambas as séries vinham carregadas de carga dramática diferente dos famosos sit com como “Friends”. De uns tempos para cá, a plataforma cresceu tanto que já contamos com vários conteúdos próprios de todos os gêneros.

Sinopse: “Atypical é uma série norte-americana de comédia dramática original Netflix, criada e escrita por Robia Rashid, que conta a história de um rapaz de 18 anos, diagnosticado dentro do espectro do autismo, que trabalha e estuda, vivendo a efervescência da idade e seu amadurecimento”

A série “Atypical” é uma comédia que nos leva à varias risadas, porém não é um besteirol cômico. Vem carregada de um humor inteligente galgado justamente nas situações cotidianas de uma família e fazendo comparações o tempo todo entre as reações e o comportamento de autistas e neurotípicos (os ditos normais). A trama mostra que de perto ninguém é normal e que pessoas com dificuldades congênitas podem alcançar muito mais do que se espera delas.

Em determinado momentos temos conflitos de relacionamentos adolescentes, a pressão da primeira vez, as crises pós-término, rejeição, a necessidade de se encaixar e a preocupação com notas e faculdade. Tudo isso acontece tanto com Sam (nosso protagonista autista) quanto com seus colegas e sua irmã. O enredo nos mostra ainda que todos somos humanos, capazes de cometer erros, ninguém é perfeito e cada reação é única não há como padronizar a sociedade e decidir o que é certo, errado e normal.

Com um elenco de peso das antigas como Jennifer Jason Leigh (Mulher Solteira Procura) e Michael Rapaport (Prison Break). A trama é quase toda narrada por Sam, fazendo vários paralelos da sua vida e dos que o cercam com animais polares que ele adora. A série tem um ar leve remetendo à primeira parte de “A Culpa é das Estrelas”. No fim, por mais que a família passe por várias dificuldades, quase todo episodio acaba em pizza, deixando o telespectador de bem com a vida. Criada por Robia Rashid (co-produtora de How I Met Your Mother) e protagonizada por Keir Gilchris e Brigette Lundy-Paine.